Monitoramento de mosquitos é feito por comunidade acadêmica

Postado em 29/02/2016 15h12min

Por Ana Amélia Ritt

O controle de vetores é uma das atividades da Equipe de Gestão Ambiental da Univates, vinculada ao setor de Engenharia e Manutenção da Instituição. Dentro dessa ação está a eliminação contínua de pontos de acúmulo de água e o uso de produto inseticida de origem microbiana para o controle da população das Famílias Culicidae (pernilongos) e Simuliidae (borrachudos). Além disso, disciplinas curriculares enfatizam o assunto e palestras tiram dúvidas sobre doenças causadas.

Conforme a Bióloga da Univates, Cátia Viviane Gonçalves, o controle e a eliminação de ambientes potencialmente perigosos é uma atividade comum da Univates. “Como o monitoramento de vetores faz parte da nossa rotina, não precisamos implantar atividades específicas para controle da proliferação do Aedes aegypti, por exemplo, apenas intensificamos o que já vinha sendo feito”, completa.

Cátia afirma que o monitoramento por parte da Pró-Reitoria Administrativa (Proad) ocorre desde o momento da construção de novo espaço no campus. “Os espelhos d'água existentes no Centro Cultural, por exemplo, tem sua água tratada da mesma forma que um aquário. No Laguinho foram introduzidas espécies de peixes que se alimentam de pequenos insetos e realizamos monitoramento nas bromélias presentes nos jardins da Univates”, explica.

Uma série de ações também foram planejadas por professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) a fim de envolver os alunos na sensibilização em relação à rápida proliferação do mosquito. A jornada de atividades possui, inicialmente, três fases: “Primeiro ocorrerão jornadas de informação dentro da Instituição. Elas serão realizadas em momentos diferentes e em auditórios alternados, tendo duração de 30 a 40 minutos. Depois das palestras, será formado um grupo com alunos interessados em serem multiplicadores. Estes alunos deverão passar em todas as salas de aula da Instituição levando informações e flyers para outros colegas. Além disso, alunos da Odontologia devem participar de um trote solidário relacionado à programação”, explicam os professores Maurício Nunes Teixeira e Daniel Granada, integrantes da equipe de docentes da Univates organizadores dos eventos.

Palestra apresenta campanha “RS Contra Aedes

Na tarde de quinta-feira, dia 25, Otávio Pereira D'Avila iniciou o ciclo de conversas sobre o Aedes aegypti. Teleconsultor do Programa Telessaúde do Rio Grande do Sul, D'Avila esteve envolvido na criação da campanha “RS Contra Aedes”, que está vinculada à Secretaria Estadual da Saúde. No momento o palestrante debateu com os estudantes sobre os acontecimentos recentes envolvendo o zika vírus e comentou sobre como a campanha de mobilização estadual foi criada. “Dois terços dos criadouros de mosquito estavam nos pátios ou dentro de casa. O único agente de mudança que pode reverter a situação somos nós. Por isso devemos nos mover e sensibilizar o vizinho. E, se mesmo assim acharmos alguma coisa, temos que denunciar”, clama.

Texto: Ana Amélia Ritt
No Laguinho peixes se alimentam de insetos.

Ana Amélia Ritt

D'Avila iniciou as conversas com os alunos sobre o assunto na tarde de quinta-feira.

Ana Amélia Ritt

Os espelhos d'água do Centro Cultural têm a água tratada.