Professora defende doutorado sobre a qualidade de vida dos idosos do VT

Postado em 09/03/2016 10h28min

Por Ana Amélia Ritt

A professora Arlete Eli Kunz da Costa defendeu sua tese de doutorado na última quinta-feira, dia 3. As novas tendências e necessidades socioeconômicas da população idosa do Vale do Taquari (VT) foram tema de sua tese. Arlete agora é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Univates explica que o estudo se caracterizou como exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa. “A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com cinco idosos participantes de grupos de convivência em cada um dos 15 municípios da região de estudo, totalizando 75 entrevistas. No total, foram selecionados cinco municípios de cada cultura predominante no Vale do Taquari – germânica, italiana e açoriana, essas cidades escolhidas fazem parte dos 37 municípios pertencentes à 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (16ª CRS)”, conta a doutora sobre o processo de coleta de dados.

Arlete afirma que o idoso é visto como um novo ator nas definições dos programas sociais e das políticas públicas. O trabalho intitulado “A longevidade da população do Vale do Taquari – RS: novas tendências e necessidades socioeconômicas nas áreas da saúde, educação, cultura e lazer” verifica que o aumento da população idosa gera necessidades de mudanças na estrutura social para que as pessoas, ao terem suas vidas prolongadas, não fiquem distantes de um espaço social, em relativa alienação, inatividade, incapacidade física e dependência.

A banca foi composta pelo professor doutor Noeli Juarez Ferla, orientador do trabalho, pelos professores doutores João Tassinari e Eduardo Périco, da Univates, e pelo professor doutor Fabiano Boslle, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Texto: Ana Amélia Ritt
Professora Arlete agora é doutora pelo PPGAD.

Ana Amélia Ritt