Maurício Guedes fala sobre Parque Tecnológico e inovação

Postado em 09/03/2016 17h10min

Por -

Na tarde desta quarta-feira, dia 9, o professor Maurício Guedes esteve na Univates palestrando sobre o assunto “Universidades e Parques Tecnológicos, um terreno fértil para a inovação”. Guedes foi diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro até outubro de 2015, é membro do Conselho de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos (Anprotec).

Existem cerca de 100 Parques Tecnológicos no Brasil. Desses, 28 estão em operação, ou seja, não estão em construção ou planejamento. O Tecnovates é um deles. Já o número de incubadoras, conforme a Anprotec, chega a 400. No início de sua fala, Maurício Guedes afirmou ter ficado impressionado com as instalações da Univates. “É um campus bem cuidado e acolhedor, além de as instalações da incubadora terem excelente nível”, elogiou.

Segundo o professor, se a universidade tem disposição e preocupação em se tornar importante na sociedade, ela precisa relacionar-se com empresas e transformar as pesquisas em investimento e o conhecimento em riqueza. Isso se dá, conforme ele, tendo qualidade no vínculo com empresas, governos, universidade e sociedade.

“Um Parque terá legitimidade se tiver vínculo com as atividades acadêmicas. Essa ideia de empreender está na cabeça do jovem brasileiro e deve ser associada a várias outras disciplinas, ações, empresas júnior, atividades que estimulem o aluno a ingressar na incubadora”, explica Guedes sobre a forma de despertar no aluno o espírito inovador.
Maurício Guedes palestrou na tarde desta quarta-feira na Univates.

Ana Amélia Ritt

Maurício Guedes palestrou na tarde desta quarta-feira na Univates.

Ana Amélia Ritt