Univates recebe reitoria da UCDB

Postado em 16/03/2016 13h29min

Por Nicole Morás

A Instituição recebeu, nesta quarta-feira, 16, representantes da reitoria da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, principalmente para conhecer o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

O reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, recebeu a comitiva formada pelo reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos; pelo pró-reitor Administrativo, Ir. Herivelton Breitenback; pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno José Mazzeto de Castro; e pela superintendente Administrativa da Fundação Tuiuiú, Neila Farias Lopes.

Na sala dos conselhos da Univates, Lazzari apresentou a Univates, desde o movimento para o desenvolvimento do Ensino Superior no Vale do Taquari até o projeto de a Instituição se tornar universidade. “Nossa Incubadora Tecnológica, a Inovates, tem mais de dez anos de atuação e também temos os laboratórios do Unianálises que realizam cerca de 500 mil análises por ano. Depois de três ou quatro anos de discussões internas, elegemos alimentos e ambiente como áreas prioritárias da Instituição e, desde 2014, temos o Tecnovates com espaço físico próprio”, explicou ele. Após a recepção na sala dos conselhos, a comitiva conheceu o Centro Cultural e o Tecnovates.

O reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, agradeceu a acolhida da Univates e afirmou ter boas expectativas em relação à visita. “Já temos uma incubadora e uma área para a construção de um parque tecnológico. Viemos com foco em conhecer o Tecnovates e outros parques científicos do Rio Grande do Sul, em função de eles serem referência no Sul do Brasil. No caso da Univates, há uma proximidade maior com a UCDB por ser o parque mais recente e por ser uma realidade mais parecida com a nossa, o que pode fazer com que essa troca seja mais significativa ainda”, explicou. O reitor afirmou ainda que, por as duas instituições terem programas de pós-graduação voltados à biotecnologia, pode haver a opção de pesquisas conjuntas serem realizadas.

Por parte da Univates, integraram também a visita a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, professora Júlia Barden; a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Maria Madalena Dullius; o coordenador da Inovates, Rogério Kober; a coordenadora científica do Tecnovates, professora Elisete de Freitas; e o representante administrativo do Tecnovates, Michel Machado.

Texto: Nicole Morás
 Reitor da Universidade Católica Dom Bosco com o Reitor da Univates

Nicole Morás

Reitor da Universidade Católica Dom Bosco e Reitor da Univates.