Univates investe em ações de internacionalização na América Latina

Postado em 18/03/2016 09h59min

Por Nicole Morás

Atenta ao potencial da América Latina, a Univates busca, cada vez mais, estreitar suas relações com instituições dessa porção do continente. Recentemente, o reitor da Univates, Ney Lazzari, o pró-reitor administrativo, Oto Moerschbaecher, e a gestora da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), Viviane Bischoff, estiveram na Colômbia e no Equador. “O Brasil é tão grande que estamos acostumados a olhar para nosso próprio país ou, quando pensamos no exterior, pensamos em Estados Unidos e Europa, de maneira geral. Já os países menores da América Latina veem o Brasil como uma referência”, avalia Lazzari.

Na Colômbia, a comitiva da Univates visitou a Universidad Minuto de Dios (Uniminuto), que já é parceira da Univates e é reconhecida pelo trabalho realizado em prol da comunidade mais vulnerável. Lá, eles conheceram práticas que exemplificam bem os impactos positivos da instituição na comunidade, como a disciplina obrigatória de Responsabilidade Social, em que os estudantes realizam dois créditos em atividades teóricas e outros três créditos na realização de atividades sociais por meio de um centro de educação popular, que gerencia atividades em parceria com mais de 600 organizações não governamentais, e visitaram o Parque Científico de Inovação Social.

“A Uniminuto tem um modelo de trabalho social muito interessante, que vai ao encontro dos nossos projetos de extensão. Com o que vimos lá, buscamos reforçar ainda mais essa área de atuação da Univates em relação à comunidade. Além disso, a Colômbia é um país que tem crescido muito, assim como o interesse dos estudantes colombianos em estudar na Univates”, afirma o reitor. Conforme a AAII, só nos últimos quatro semestres, a Univates recebeu 48 intercambistas colombianos.

Já no Equador, os representantes da Instituição visitaram a Universidad de Las Fuerzas Armadas (Espe) com o objetivo de estender as ações de internacionalização para esse país. A Espe é referência nas áreas do conhecimento em agropecuária, biotecnologia e ciências da computação e é uma das três melhores do Equador. A instituição equatoriana é a única a ter acesso ao arquipélago de Galápagos, o principal laboratório vivo de biologia do mundo, desde a visita do pesquisador Charles Darwin, e possui convênio com importantes centros de pesquisa brasileiros, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Assim como a Univates está relacionada ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, a Espe também possui um parque para a transferência de tecnologia, o que pode ser mais um ponto de troca entre as instituições.

“Além das questões científicas, há muito interesse no aprendizado da Língua Portuguesa como terceira língua. Só no último semestre havia mais de 300 alunos equatorianos interessados em aprender o idioma. Por isso, estamos trabalhando em um projeto para que os estudantes de Letras Português/Espanhol cursem um semestre no Equador para que eles possam, em um mesmo semestre, serem alunos de Língua Espanhola e professores de Língua Portuguesa aos equatorianos”, adianta Lazzari.

Próximas ações de internacionalização
No próximo mês, o reitor da Univates e a gestora da AAII viajam para a China. Em Macau, eles assinam convênio de cooperação com duas universidades para a realização de intercâmbios de professores e estudantes. Eles também visitam instituições em Hong Kong, Pequim e Xangai para aproximação e estudo de possíveis parcerias.

Texto: Nicole Morás

Representantes da Univates e da Uniminuto

Divulgação

Comitiva da Univates com o reitor da Universidad de Las Fuerzas Armadas do Equador