Nota Pública do Conselho de Administração da ABRUC

Postado em 21/03/2016 16h49min

Por -

A Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC, manifesta sua solidariedade com o povo brasileiro neste momento de crise política e societária que agrava a crise econômica nacional, afetando, sobretudo os mais empobrecidos.

A ABRUC, na qualidade de entidade associativa educacional da sociedade civil, conforme previsto na Lei 12.881/13 – Lei das Comunitárias, incentiva suas Associadas a promoverem um debate crítico e aberto, na busca da verdade, respeitando as diferentes opiniões e opções políticas.

Os recentes acontecimentos revelam que precisamos assegurar em todas as esferas democráticas de poder, o cumprimento de regras fundamentais do direito. Acusações de parte à parte polarizam posições e grupos, aumentando o clima de instabilidade e dificultando a busca de uma saída democrática. Nas ruas e nas instituições, os ânimos estão excessivamente acirrados. E, nesse contexto, corremos o risco de fechar os canais de diálogo essenciais à democracia.

A ABRUC, atenta ao cotidiano nacional do povo brasileiro, e ao vigor dos pilares de nossa jovem democracia – independência e harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, acredita que é possível atravessar essa realidade de profundo impacto político, jurídico, social e econômico, com ética na informação, nas atitudes e no convívio comunitário.

Todos precisamos dar nossa contribuição, com tenacidade e lucidez, acreditando que, superadas as tensões, queremos ver preservadas as instituições e o bem comum.

A Associação Brasileira das Universidades Comunitárias conclama a todos para unir esforços e contribuir na superação desta crise, reafirmando os princípios da ética, do Estado de Direito democrático e da justiça social.

Reitor Pedro Rubens Ferreira Oliveira
Presidente ABRUC e Reitor da Unicap de Recife - Pernambuco