Univates estrutura oportunidade de estudos em Macau

Postado em 29/03/2016 14h35min

Por Nicole Morás

A Univates recebeu a confirmação, recentemente, de uma oportunidade para duas bolsas de estudos anuais para o curso de licenciatura em Chinês para Estrangeiros no Instituto Politécnico de Macau (IPM), em Macau - uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China desde 20 de dezembro de 1999 e uma antiga colônia portuguesa. A bolsa compreende as taxas do curso, que tem duração de quatro anos, e despesas de alojamento. Caso o aluno comprove carência, o IPM fará uma análise para que a bolsa contemple ainda despesas de deslocamento e alimentação.

De acordo com a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), Viviane Bischoff, o convênio será assinado na próxima semana, quando ela e o reitor da Univates, professor Ney Lazzari, visitam o IPM e outras instituições na China. “A partir daí saberemos quais os requisitos para essas vagas e lançaremos o edital para seleção”, adianta Viviane, informando que os primeiros alunos devem embarcar em setembro, quando inicia o semestre no hemisfério Norte.

Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto e a última colônia europeia na Ásia. Foi incorporada como uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China desde 20 de dezembro de 1999, sendo a outra região a de Hong Kong. As línguas oficiais de Macau são o Chinês e o Português. A região está localizada a uma hora de Hong Kong por via terrestre e a uma hora de trem de Cingapura.

Fundado em 16 de setembro de 1991, o Instituto Politécnico de Macau (IPM) é uma instituição pública de ensino superior que privilegia o ensino multidisciplinar e o conhecimento aplicado. Tendo por lema “Dilatar o conhecimento técnico-científico com base nas culturas da China e do Ocidente”, o IPM baseia-se em valores conducentes a atingir padrões internacionais de ensino-aprendizagem, estabelecer um e-campus, assegurar a legalidade administrativa e formalizar a gestão da investigação.

Inscrições para intercâmbio até sábado
O intercâmbio regular da Univates recebe inscrições até o próximo sábado, com ampla opção de destinos: são 30 instituições em 16 países. Além de algumas oportunidades com bolsa, a Univates disponibiliza financiamento para demais interessados no valor aproximado de R$ 10 mil, que podem ser utilizados nas despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação, já que os convênios isentam o estudante do pagamento das disciplinas. O pagamento do financiamento pode ser realizado em até 24 vezes após o retorno do exterior. Mais informações com a AAII, pelo (51) 3714-7019 ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Univates será contemplada com duas bolsas anuais para licenciatura em Chinês para Estrangeiros no Instituto Politécnico de Macau (IPM)