Intercâmbio Institucional aproxima alunos de Engenharia Ambiental

Postado em 15/04/2016 08h54min

Por Engenharia Ambiental Univates

Com o intuito de divulgar ações e compartilhar experiências, foram realizadas, na semana passada, atividades de intercâmbio entre os alunos do curso de Engenharia Ambiental do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Juazeiro do Norte, com a representante do Curso de Engenharia Ambiental da Univates, Camila Hasan. A integração foi motivada pelo desenvolvimento de um projeto de pesquisa na área de resíduos sólidos, que objetiva a caracterização dos resíduos domiciliares no município de Juazeiro do Norte.

No período, as atividades iniciavam pela manhã, a partir das 8h, quando todos os voluntários do projeto se reuniam para começar a coleta dos resíduos nos domicílios cadastrados para a pesquisa, que pertencem a seis bairros distintos do município. No turno da tarde, era realizada a triagem, classificação e pesagem dos resíduos, sendo que os dados obtidos nesta etapa foram os precursores para o cálculo de geração per capita, e percentual de participação de cada tipo de resíduo avaliado. “Esta análise da composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos permite avaliar a origem e a geração dos resíduos, fornecendo subsídios para avaliação da eficiência do sistema de gerenciamento em vigor, bem como, para a proposição de medidas de melhoria do mesmo, sendo esta uma das competências atribuídas ao profissional da Engenharia Ambiental”, comenta a intercambista Camila Hasan.

Camila relata, também, que a experiência foi muito válida. “Além do conhecimento acadêmico gerado e compartilhado, há toda uma bagagem cultural que se difunde em uma atividade como essa, o que torna o trabalho ainda mais interessante”.

Além do trabalho que integrou a rotina dos acadêmicos, as trocas de experiências entre os alunos têm ocorrido durante as refeições que ocorrem no Restaurante Acadêmico do IFCE, em discussões nas aulas de Planejamento Urbano e Fontes Alternativas de Energia, e em oficina oferecida aos alunos do Projeto de tutorandos do primeiro semestre. Na última segunda-feira, dia 11, o trabalho desenvolvido na primeira etapa de análise gravimétrica dos resíduos foi apresentado aos demais alunos do Curso de Engenharia Ambiental no Auditório do IFCE, objetivando difundir o conhecimento produzido, visando ao aperfeiçoamento dos processos de formação acadêmica.

Texto: Engenharia Ambiental Univates

Camila com a equipe de trabalho

Camila e professoras do curso do IFCE

Aula do curso de Engenharia Ambiental