Dia das Mães: exemplos que passam entre gerações

Postado em 06/05/2016 11h12min

Por Ana Amélia Ritt

“Essa é mais uma oportunidade de fazermos algo juntas”, declara a filha enquanto explica um dos motivos de ela e a mãe participarem do Fórum de Formação de Professores de Língua Portuguesa como Língua Adicional da Univates. Luciane Laidmer Lenz é filha de Ida Schmidt Laidmer e toda segunda-feira elas vão, com demais voluntários do projeto, ao Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. A turma tem o objetivo de auxiliar estrangeiros a aprenderem a Língua Portuguesa.

Ida é estudante da Univates no curso de Letras Português-Inglês. Aposentada e cuidadora em um lar de idosos, decidiu fazer o curso pela curiosidade que tinha em aprender uma língua diferente. Luciane é advogada e faz especialização em Relações Internacionais. “Soube desse projeto com os estrangeiros pela minha mãe. Fiquei bem curiosa e perguntei se eu também poderia participar. Sempre quis fazer voluntariado, mas nunca encontrei algo em que eu realmente pudesse ajudar”, comenta Luciane. A mãe completa: “Não é só a gente que ensina para eles, eles também nos ensinam. É uma troca”.

As moradoras de Teutônia afirmam que esse momento virou um programa de mãe e filha. “A gente brinca que é o 'nosso programa'. São dois dias que estamos juntas aqui em Lajeado”, completam. Ida tem mais uma filha e, assim como Luciane, ela também teve interesse em participar do projeto, mas não foi possível pela conciliação de horários. “É muito bom ver que elas têm o gosto por isso”, afirma a mãe. “Ela sempre foi de ajudar os outros, isso me influenciou, hoje eu também estou ligada a isso”, complementa Luciane referindo-se à Ida.

Luciane destaca que as aulas são interessantes por essa troca de informações entre os participantes. “Sei falar um pouco de francês, portanto, além de auxiliá-los com o português, eles me passam regras e formas diferentes de falar em francês. É muito legal”. Ao serem questionadas se esse compartilhamento de conhecimento e vivências presente na sala de aula assemelha-se à relação materna, as duas concordaram. “Há dois meninos no grupo, um de 18 e outro de 21, eles têm praticamente a idade de um dos meus filhos... Eles vieram do Haiti sem a família, sem a namorada, são muito corajosos. Quando chego para participar do projeto, eles já se aproximam de mim. Criamos uma afeição, é como se fossem meus filhos”, completa Luciane.

No domingo de dia das mães, Ida trabalhará. “Mas sábado a gente faz um almoço juntas”, declaram, sorrindo uma para a outra.

Saiba mais sobre o projeto

O Fórum de Formação de Professores de Língua Portuguesa como Língua Adicional faz parte do projeto de extensão da Univates Veredas da Linguagem, coordenado pela professora Grasiela Bublitz.

O projeto tem como objetivo trabalhar a linguagem sob diferentes perspectivas. Entre as áreas específicas integrantes do Veredas da Linguagem, está a de Linguagem e Ensino e, dentro desta área, há a atividade que ensina a Língua Portuguesa para imigrantes residentes na região do Vale do Taquari.

Quem tiver interesse em participar dessa ou das demais atividades pode entrar em contato com a coordenação do projeto pelo telefone 3714-7000, ramal 5553.

Texto: Ana Amélia Ritt
Luciane e Ida participam de projeto voluntário que ensina português para estrangeiros.

Ana Amélia Ritt