Projeto Carona completa 7 anos

Postado em 06/05/2016 16h37min

Por Elise Bozzetto

O Projeto Carona, sistema desenvolvido pela Univates para fomentar a carona solidária, completa, em 2016, sete anos de atividade. Quando a Univates lançou o Carona, em 2009, recebeu prêmios e repercussão midiática com a iniciativa pioneira no Brasil: um sistema de compartilhamento de carona inovador e prático.

O sistema é acessível para alunos, professores e funcionários e tem como principal objetivo fazer do transporte uma escolha sustentável.

Como usar:
- O sistema é disponibilizado pelo site www.univates.br/carona.
- No sistema é possível:
- cadastrar caronas (o aluno que tem carro e se desloca para algum destino, que não necessariamente seja a Univates, pode cadastrar uma carona preenchendo dados como horário e local de saída, itinerário e destino);
- buscar caronas (o aluno preenche o local e o sistema busca as caronas compatíveis com o itinerário dele);
- cadastrar filtros (se o caroneiro não achou parceria, pode cadastrar um filtro no sistema, que enviará um e-mail quando uma carona com o mesmo itinerário for cadastrada).
- O estudante pode escolher se disponibiliza como contato seu telefone ou e-mail.
- Por questões de segurança, somente alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, sequenciais, pós-graduação e técnicos, professores e funcionários da Univates têm acesso ao sistema.

Por que usar:

A iniciativa oportuniza às pessoas encontrarem quem percorre o mesmo trajeto que elas e estabelecerem contato. É uma oportunidade para ajudar a ter menos carros circulando na cidade, diminuir a poluição, fazer novos amigos e economizar.

O Rio Grande do Sul possui, atualmente, mais de 6,2 milhões de veículos em circulação. Em Lajeado, cidade-polo do Vale do Taquari, são cerca de 60 mil veículos para uma população de aproximadamente 78 mil pessoas. Com esses números, o município tem um dos maiores índices de motorização do Estado, considerando-se as cidades com mais de 30 mil habitantes.

Hoje cerca de 40% dos estudantes da Univates se deslocam até a Instituição utilizando veículo particular. Conforme levantamento realizado pelo setor de Engenharia e Manutenção da Instituição, no ano de 2015 uma média de 2.262 veículos acessou o campus diariamente. Desses 1.970 referem-se a carros e 292 a motos.

Uma das questões ambientais observadas para implantação do Projeto Carona foi a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, um dos principais causadores do efeito estufa. Por exemplo, se uma pessoa deixar de usar o carro para fazer um percurso de 6 km entre sua casa e o trabalho, durante o período de um ano, 480 kg de CO2 deixarão de ser emitidos na atmosfera.

Texto: Elise Bozzetto

Tuane Eggers