Museu Regional do Livro Univates participa de comemoração nacional

Postado em 11/05/2016 11h26min

Por Ana Amélia Ritt

Anualmente é celebrada a Semana Nacional de Museus. O evento celebra o Dia Internacional de Museus, que é comemorado em 18 de maio. Nesta edição, 1.236 museus de todo o país oferecem ao público 3.700 atividades especiais. O Museu Regional do Livro, localizado na Biblioteca Univates, também conta com uma programação especial. A abertura da Semana Nacional de Museus será no dia 16 de maio, às 19h, com a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso fotográfico “Paisagens culturais do Vale do Taquari”. Após o momento, as fotografias ficarão disponíveis no saguão da Biblioteca até o dia 22 de maio.

O concurso fotográfico ocorreu em comemoração à data e a seleção dos premiados foi em abril. A atividade foi dividida em duas categorias: uma para alunos da Univates e outra para alunos de Lajeado que estivessem cursando entre o 6° ano do Ensino Fundamental e o 3° ano do Ensino Médio. Confira os vencedores:

Na categoria alunos da Univates, os vencedores foram:
1º - Lucas George Wendt, com a fotografia Alto
2º - Júlia Reis, com a fotografia Reflexos de um belíssimo vale
3º - Rodrigo Balbueno, com a fotografia O infinito cultural do branco.

Na categoria alunos do município, os vencedores foram os alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira:
1º - Maiara Henicka de Souza, com a fotografia Flores divinas
2º - Giovane Hoffmann, com a fotografia A força das águas
3º - Laís Andressa Gonçalves Baum, com a fotografia Escada da vida

Conheça o Museu Regional do Livro

O Museu Regional do Livro Univates reúne livros e revistas que compuseram a história de leitura da região do Vale do Taquari, desde a sua formação até o início da década de 60 do século XX.

O espaço é um convite para conhecer um pouco do que os nossos antepassados liam e apreciavam. O acervo contém almanaques, dicionários, revistas de moda e de cinema dos anos 40 e 50, e livros sobre assuntos variados. Sobressaem-se textos em língua alemã, mas é evidente a influência que o francês e o latim tiveram na educação tradicional.

O horário de visitação do local é de segunda a sexta-feira das 13h às 18h. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5982.

Texto: Ana Amélia Ritt

Museu Regional do Livro Univates celebra a Semana Nacional de Museus.

Tuane Eggers