V Congresso de Educação Física na Escola inicia nesta quinta-feira

Postado em 12/05/2016 14h19min

Por Ana Amélia Ritt

Com o tema “A Educação Física na área das linguagens”, o V Congresso Estadual de Educação Física na Escola iniciou nesta quinta-feira, dia 12, na Univates. O evento segue até sexta-feira, dia 13, e é promovido pelo curso de Educação Física – licenciatura. O evento busca dar continuidade ao desenvolvimento histórico de atividades de formação inicial e continuada para professores da área.

A programação iniciou com a realização da mesa “Linguagem e educação: olhares e cruzamentos”. A conversa ocorreu entre os professores doutores Luís Alberto Flores Lucini (Uniritter), Rosane Cardoso (Univates) e Paola Zordan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs). Esses momentos propõem criar um espaço para discussão e troca de experiências entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais de Educação Física e áreas afins.

Conforme o professor Derli Juliano Neuenfeldt, um dos coordenadores do evento, o assunto desta edição faz referência ao cenário atual, em que estão sendo discutidas diretrizes para a formação inicial e continuada de professores. “Está sendo discutida uma base curricular comum que propõe o que ensinar. Dentro dessa base, a Educação Física aparece na área das linguagens. O evento traz debates que abordam esse cenário, a questão da Educação Física juntamente a outras áreas”, afirma.

A professora de Educação Física Cíntia Bergjohann pensa que a relação entre diferentes áreas é muito importante. “Na escola trabalhamos a questão da interdisciplinaridade. Percebo que isso faz com que o assunto não seja tratado de forma isolado, além de haver relação com outros professores”, comenta lembrando que no ano passado a escola em que ela trabalha, Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber de Capitão, fez um trabalho que envolviam as disciplinas de Educação Física e Matemática.

Confira a programação

Na tarde desta quinta-feira, dia 12, ocorre apresentação de trabalhos nas sessões científicas e exposição de materiais didático-pedagógicos. Já às 19h30min o professor doutor Jaison José Bassani, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), profere a palestra “A Educação Física na área das linguagens” no auditório do Prédio 7.

No dia 13, pela manhã, haverá Seminário de Teses e Dissertações – em parceria com a Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. No turno da tarde, serão realizadas oficinas de educação física e mídias digitais, esportes de aventura na escola e hóquei no ambiente escolar, com encerramento das atividades previsto para as 18h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5583. As inscrições podem ser realizadas no site www.univates.br/eventos/congressoefi2016.

Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Congresso Estadual de Educação Física na Escola iniciou nesta quinta-feira, dia 12.

Professor Derli com