Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Congresso de Ciências Biológicas ocorre no início de setembro na Univates

Postado em 08/08/2016 16h52min

Por Ana Amélia Ritt

Em comemoração ao dia do biólogo, que ocorre no dia 3 de setembro, a Univates realiza o Congresso de Ciências Biológicas do Vale do Taquari. Estarão em discussão as áreas de ensino, saúde, biotecnologia e produção, meio ambiente e biodiversidade. O evento ocorre dos dias 1º a 3 e de 5 a 6 de setembro. O evento busca complementar a formação acadêmica dos estudantes de Ciências Biológicas, favorecendo o contato dos participantes com pesquisadores de diversas instituições e oferecendo cursos teóricos e práticos. Interessados em submeter resumos científicos para serem apresentados no evento devem se inscrever até a próxima quinta-feira, dia 11.
 
Confira as atividades programadas
 
No dia 1º a programação traz a oficina “Identificação de fungos microscópicos”, ministrada pela doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Daiani Heidrich. A atividade ocorre das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min. Na parte da noite, o Dr. Tiago Centeno Einloft palestrará sobre “Micologia e micotoxicologia de alimentos”. No dia 2, sexta-feira, os participantes poderão se inscrever para a oficina “Curso de identificação de espécies arbóreas”, que ocorre durante a manhã e à tarde, ministrada pela mestranda da Univates, Marelise Teixeira. Na sexta-feira durante o dia ocorre a oficina “Biologia molecular aplicada e ambiental: análises de genes e proteínas em estudos biológicos”, ministrada pelo mestrando da Univates, Rafael Lopes da Rosa e pelo doutorando Univates, Eduardo Martins de Souza. Já à noite ocorre a apresentação dos trabalhos científicos por meio de pôsteres.
 
Na segunda-feira, dia 5, ocorre a oficina “Controle biológico e identificação de ácaros”, ministrada pelos doutorandos da UFRGS e da Unisinos, Guilherme Liberato da Silva e Matheus dos Santos Rocha. À noite, será realizada a palestra “Legislação e licenciamento ambiental”, com o mestrando Univates Alexandre Scheifler. Na terça-feira, dia 6, começa com a oficina “Práticas educativas para ensino de Biologia”, ministrado pela professora Temis Bohrer. Durante a tarde, ocorre o curso de práticas educativas para ensino de Física e Química, ministrado pela professora da Univates Miriam Inês Marchi e pela mestranda Univates, Ana Paula Dick. Encerrando a programação, Diógenes Gewehr palestra sobre “Ensino de Ciências”.
 
Além da grade de atividades, nos dias 27 de agosto e 3 de setembro será realizado o curso “Metodologia de avaliação dos estágios sucessionais da vegetação”. A atividade ocorre das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e será ministrada pela professora doutora Elisete Maria de Freitas.
 
Submissão de resumos científicos
 
O período para envio de trabalhos é de 20 de julho a 11 de agosto de 2016. Os resumos científicos serão submetidos à avaliação de pareceristas e o autor será comunicado da seleção do trabalho pela comissão organizadora até o dia 20 de agosto de 2016. Podem ser enviados apenas resumos simples. Os resultados serão informados via sistema eletrônico OCS e pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição. As apresentações ocorrerão no turno da noite do dia 2 de setembro de 2016. As normas de apresentação, que ocorrerão por meio de pôsteres, serão divulgadas posteriormente. Mais informações aqui.
 
Texto: Ana Amélia Ritt
Resumos científicos podem ser enviados até o dia 11 de agosto.

Ana Amélia Ritt

Notícias Relacionadas