Congresso de Ciências Biológicas ocorre no início de setembro na Univates

Postado em 08/08/2016 16h52min

Por Ana Amélia Ritt

Em comemoração ao dia do biólogo, que ocorre no dia 3 de setembro, a Univates realiza o Congresso de Ciências Biológicas do Vale do Taquari. Estarão em discussão as áreas de ensino, saúde, biotecnologia e produção, meio ambiente e biodiversidade. O evento ocorre dos dias 1º a 3 e de 5 a 6 de setembro. O evento busca complementar a formação acadêmica dos estudantes de Ciências Biológicas, favorecendo o contato dos participantes com pesquisadores de diversas instituições e oferecendo cursos teóricos e práticos. Interessados em submeter resumos científicos para serem apresentados no evento devem se inscrever até a próxima quinta-feira, dia 11.

Confira as atividades programadas

No dia 1º a programação traz a oficina “Identificação de fungos microscópicos”, ministrada pela doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Daiani Heidrich. A atividade ocorre das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min. Na parte da noite, o Dr. Tiago Centeno Einloft palestrará sobre “Micologia e micotoxicologia de alimentos”. No dia 2, sexta-feira, os participantes poderão se inscrever para a oficina “Curso de identificação de espécies arbóreas”, que ocorre durante a manhã e à tarde, ministrada pela mestranda da Univates, Marelise Teixeira. Na sexta-feira durante o dia ocorre a oficina “Biologia molecular aplicada e ambiental: análises de genes e proteínas em estudos biológicos”, ministrada pelo mestrando da Univates, Rafael Lopes da Rosa e pelo doutorando Univates, Eduardo Martins de Souza. Já à noite ocorre a apresentação dos trabalhos científicos por meio de pôsteres.

Na segunda-feira, dia 5, ocorre a oficina “Controle biológico e identificação de ácaros”, ministrada pelos doutorandos da UFRGS e da Unisinos, Guilherme Liberato da Silva e Matheus dos Santos Rocha. À noite, será realizada a palestra “Legislação e licenciamento ambiental”, com o mestrando Univates Alexandre Scheifler. Na terça-feira, dia 6, começa com a oficina “Práticas educativas para ensino de Biologia”, ministrado pela professora Temis Bohrer. Durante a tarde, ocorre o curso de práticas educativas para ensino de Física e Química, ministrado pela professora da Univates Miriam Inês Marchi e pela mestranda Univates, Ana Paula Dick. Encerrando a programação, Diógenes Gewehr palestra sobre “Ensino de Ciências”.

Além da grade de atividades, nos dias 27 de agosto e 3 de setembro será realizado o curso “Metodologia de avaliação dos estágios sucessionais da vegetação”. A atividade ocorre das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e será ministrada pela professora doutora Elisete Maria de Freitas.

Submissão de resumos científicos

O período para envio de trabalhos é de 20 de julho a 11 de agosto de 2016. Os resumos científicos serão submetidos à avaliação de pareceristas e o autor será comunicado da seleção do trabalho pela comissão organizadora até o dia 20 de agosto de 2016. Podem ser enviados apenas resumos simples. Os resultados serão informados via sistema eletrônico OCS e pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição. As apresentações ocorrerão no turno da noite do dia 2 de setembro de 2016. As normas de apresentação, que ocorrerão por meio de pôsteres, serão divulgadas posteriormente. Mais informações aqui.

Texto: Ana Amélia Ritt
Resumos científicos podem ser enviados até o dia 11 de agosto.

Ana Amélia Ritt