Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Palestra aborda riscos que fungos em alimentos causam à saúde

Postado em 02/09/2016 09h22min

Por Tiago Silva

O risco à saúde causado pelos fungos e as toxinas que eles transmitem aos mantimentos foi tema da palestra “Micologia e micotoxicologia de alimentos”, ministrada pela engenheira de alimentos Patrícia Heidrich do Amaral. A atividade, que ocorreu na noite da última quinta-feira, dia 1º, integra a programação do Congresso de Ciências Biológicas do Vale do Taquari.
 
Conforme a engenheira, que presta consultoria a empresas do ramo de alimentos, o controle mais eficiente por parte da indústria pode evitar a incidência de contaminação dos mantimentos. “Na indústria de alimentos, tudo tem que ser bem limpo”, alerta em relação ao processo, desde a produção até a chegada ao consumidor.
 
Patrícia lamenta que, em muitos casos, as empresas não investem na realização de análises laboratoriais para atestar a qualidade dos produtos. “O controle é fundamental, mas é caro, por isso muitas empresas não o fazem da forma como deveria”, lamenta.
 
A engenheira explica que o combate de fungos e bactérias é difícil pela capacidade que esses organismos têm de se adaptarem ao meio ambiente e serem resistentes. Patrícia Amaral cita como exemplo a ocorrência de aflotoxinas em amendoins, que podem causar inúmeras doenças. “Existem pessoas que nunca ingeriram bebida de álcool na vida e tiveram cirrose. Essa doença, provavelmente, ocorreu pelo consumo de amendoim, pela presença dessa toxina”, explica a especialista.
 
Estudantes valorizam as orientações
 
Na palestra, a engenheira de alimentos Patrícia Amaral proferiu várias orientações e relatou sobre estudos tendo os fungos como tema para o público presente, formado, em sua maioria, por estudantes, que assistiram atentamente à explanação.
 
Para William Ricardo da Rosa e Ana Paula Jaeger, acadêmicos do curso de Biologia - Licenciatura, a palestra proporcionou discussões e questionamentos sobre a alimentação que devem ocorrer no dia a dia. “Eu não conhecia essa questão do amendoim, por exemplo. Agora, dá até um pouco de medo de comê-lo”, brinca Ana Paula.
 
Já William lembra que não são só os produtores que devem observar a questão sanitária dos alimentos; os cuidados na conservação devem ser redobrados também pelos consumidores. “Às vezes, você tem em casa um produto de boa qualidade, mas o armazenamento não é correto. Isso acaba também se tornando um perigo para a saúde”, alerta.
 
O evento
 
O Congresso de Ciências Biológicas do Vale do Taquari ocorre de 1º a 6 de setembro. As atividades objetivam discutir temas das áreas de saúde, biotecnologia e produção, meio ambiente e biodiversidade. O evento favorece o contato dos participantes com pesquisadores de diversas instituições, amplia o conhecimento científico por meio de cursos teóricos e práticos e, ainda, destaca a importância das áreas relacionadas à biologia.
 
Texto: Tiago Silva
Estudantes de Biologia - Licenciatura valorizam orientações sobre cuidados com os alimentos

Tiago Silva

Palestra aborda riscos que a incidência de fungos em alimentos causam à saúde

Tiago Silva

Palestra aborda riscos que a incidência de fungos em alimentos causam à saúde

Tiago Silva

Palestra aborda riscos que a incidência de fungos em alimentos causa à saúde

Tiago Silva

Notícias Relacionadas