Univates sedia 15º encontro da Rede Prosa

Postado em 06/09/2016 08h51min

Por Artur Dullius

No próximo dia 22 de setembro, a Univates, por meio da TV e da Rádio Univates, sedia o XV Encontro de Jornalismo da Rede Prosa. A rede, criada há cinco anos, é formada pelas televisões e rádios que pertencem às universidades parceiras do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e conta, atualmente, com 13 instituições do Rio Grande do Sul que colaboram entre si na troca de conteúdos jornalísticos, além de outros projetos.

Os encontros ocorrem periodicamente a cada três ou quatro meses em uma das instituições de Ensino Superior parceiras. A cada encontro, uma nova pauta de reportagens é definida, além da avaliação da última série realizada. Para este encontro serão apresentadas matérias que versam sobre o crescimento de empresas em situações de crise e sobre a presença de imigrantes nas diversas regiões do Estado.

Conforme Marcus Staudt, um dos coordenadores da Rede Prosa e editor-chefe da TV Univates, o projeto é baseado por princípios do diálogo e da cooperação. “Além de permitir  vivenciarmos de perto outras realidades, a Rede Prosa também proporciona maior visibilidade da nossa região para todo o Estado”, afirma.

Staudt salienta ainda que a rede, nesse formato de cooperação, é pioneira, sendo a única existente entre os veículos de comunicação do país. “Existem valores muito maiores que a remuneração, que é fomentar o crescimento de alunos e estagiários. Claro que nos preocupamos com o compartilhamento de materiais com qualidade no produto final, mas também buscamos garantir o crescimento profissional dos nossos alunos”, conclui.

Esta será a terceira vez que a TV Univates sedia a atividade. O evento inicia às 9h, na sala de Gastronomia do Prédio 9, e encerra-se às 16h30min ao som da banda LaRoots. A programação contará com a palestra "Tudo mudou! E agora?", ministrada pelo empresário Márcio Dal Cin.

Texto: Artur Dullius
Atividades ocorrem no dia 22 de setembro