Curso de Direito realiza missão internacional

Postado em 06/09/2016 14h06min

Por Nicole Morás

Para fomentar a internacionalização com vistas a novas oportunidades de estudos para alunos no exterior, assim como o intercâmbio de docentes e a cooperação em pesquisas, o curso de Direito da Univates realizou, recentemente, uma missão pela Argentina e pelo Chile, com participação da coordenadora do curso, professora Bianca Bertani, do coordenador adjunto, Júnior Roberto Willig, e da gestora da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, Viviane Bischoff.

De acordo com Bianca, o objetivo da visita foi conhecer o ensino jurídico em instituições de ponta na América Latina, a fim de pensar ações para a inserção do curso de Direito no cenário internacional. "Percebeu-se a disposição das instituições visitadas em acolher nossos alunos, assim como realizar eventos em conjunto, estabelecer intercâmbio de professores, inclusive na área da pesquisa. Ficamos muito felizes com os resultados da visitação, pois várias ações estão alinhavadas e serão executadas dentro do planejamento plurianual já elaborado pelo curso”, avalia ela.

Durante a missão, foram visitadas na Argentina a Universidade de Buenos Aires -  uma das maiores e mais reconhecidas da América Latina, sendo a 3ª melhor faculdade de Direito da América Latina, segundo o QS World University Rankings by Subject 2016 -, e a Universidade Nacional de Cuyo, a qual já possui convênio com a Univates. “Buscamos estreitar laços com a UNCuyo, que já é parceira da Instituição, e pudemos verificar que eles têm um currículo muito parecido com o da Univates e um trabalho muito interessante em relação aos Direitos Humanos”, observou Willig.

No Chile, a comitiva visitou a Universidade Mayor, que também já tem parceria estabelecida com a Univates para intercâmbio acadêmico, a Universidade Bernardo O'Higgins e a Universidade Católica, cujo curso de Direito é considerado o melhor da América Latina, conforme o QS World University Rankings by Subject 2016. Todas as instituições chilenas visitadas estão localizadas em Santiago, capital do país.

A partir da missão, o curso de Direito irá elaborar o Projeto de Internacionalização, com o apoio da AAII, com vistas a disponibilizar novas oportunidades para a comunidade acadêmica nos próximos semestres.

Texto: Nicole Morás

Júnior Willig, Viviane Bischoff e Bianca em visita