Próximo Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte será na Univates

Postado em 12/09/2016 17h01min e atualizado em 18/01/2018 16h42min

Por -

Os cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) estiveram representados, de 8 a 10 de setembro, no VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. O evento, que aconteceu em Criciúma, teve a participação do  coordenador do Curso de Educação Física – licenciatura, Derli Juliano Neuenfeldt, do coordenador do Curso de Educação Física – bacharelado, Leonardo de Ross Rosa, da professora Silvane Fensterseifer Isse e do professor Leandro de Oliveira Rocha. Além dos docentes, 11 acadêmicos dos cursos de Educação Física – licenciatura e bacharelado, mobilizados pelo Diretório Acadêmico, também participaram.

Esse evento, de caráter acadêmico e científico, que ocorre de dois em dois anos, reúne pesquisadores, professores e acadêmicos da área da Educação Física da região Sul do Brasil.
A partir das participações e da parceira que o Curso de Educação Física – Licenciatura da Univates vem realizando há anos com a Secretaria Estadual do CBCE/RS na realização do Congresso Estadual de Educação Física na Escola, nasceu a vontade de trazer para a Univates a próxima edição do Sulbrasileiro.

No final do evento, momento no qual é definida a sede do próximo Congresso, em 2018, o professor Derli apresentou aos participantes, na presença dos Secretários Estaduais do CBCE do RS, SC e PR, a Univates como candidata para sediar o IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. A aprovação foi unânime.

Dessa forma, os cursos de Educação Física – licenciatura e bacharelado sediam o IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, o evento mais importante da área da Educação Física da região Sul, e serão os responsáveis pela sua organização. “Esse evento será um marco na história da Educação Física da Univates, possibilitando aos acadêmicos e professores da região interagir, discutir e apresentar sua produção científica e pedagógica”, comenta Derli.

Alunos destacam participação no evento

Os professores e acadêmicos da Univates apresentaram sete trabalhos nas sessões científicas. Além disso, a professora Silvane coordenou as apresentações de trabalhos do grupo temático “Formação Profissional e Mundo do Trabalho”, ações que demonstram o envolvimento da Univates com o evento.

O congresso, que tem caráter acadêmico-científico, teve como tema “Implicações dos Novos Marcos Legais para a Educação Física, o Esporte e o Lazer”. Para o estudante Roger Rieger, presidente do Diretório Acadêmico dos cursos de Educação Física, a participação em eventos como este qualifica muito a formação, não somente no sentido de agregar novos conhecimentos, mas também de visualizar a futura profissão de forma diferente. “Podemos observar novos pontos de vista, renovar as motivações para buscar o melhor para o desenvolvimento da profissão e perceber as ações que são feitas para que esta tenha o seu devido reconhecimento diante da sociedade, além de demonstrar progressivamente a sua importância”, coloca Roger.

As estudantes Monique Bianchetti e Rafaela Chitolina Taborda, que apresentaram trabalhos no congresso, também entendem que a participação em eventos dessa natureza é fundamental na sua formação acadêmica e pessoal. Monique, que apresentou dois trabalhos referentes às suas experiências nos estágios supervisionados, intitulados “A importância da Educação Física nos Anos Iniciais” e “O protagonismo discente nas aulas de Educação Física”, enfatiza: “participar do VIII Congresso foi muito bom, prazeroso e importante, pois, além de conhecer pessoas, fazer amizades, trocar ideias, eu adquiri muito conhecimento através das mesas redondas, apresentações orais de outros colegas da área e com os pôsteres”.

Já a estudante Rafaela apresentou o trabalho “Avaliação do nível de atividade física de trabalhadores que atuam em sedestação em uma instituição de ensino superior do RS”, referente ao Projeto Institucional em Cuidado de Saúde dos Trabalhadores da Univates. A acadêmica coloca que a experiência no congresso foi incrível: “Participar de um evento desse porte, com tantas pessoas de diversos estados diferentes foi sensacional. Pelo fato de termos dormido no alojamento, no começo estava um pouco insegura, mas depois acabei me sentindo acolhida, por estar em um lugar onde todos estávamos com um mesmo propósito:aprender!”.