Aula inaugural de Humanidades conta com palestras de filósofos europeus

Postado em 14/09/2016 16h04min

Por Tiago Silva

Nesta quinta-feira, 15, no auditório do Prédio 9, ocorre a aula inaugural da área de Humanidades da Univates. A atividade conta com a participação dos professores Damir Cicic, sérvio, e Mojca Küplen, eslovena que está fazendo pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

As palestras ocorrem em inglês, com a mediação dos professores de Filosofia da Univates Marcelo Leandro dos Santos e Sandro Fröhlich. Damir, filósofo e doutor pela Universidade Central, de Budapeste (Hungria), aborda em sua fala o tema livre-arbítrio, enquanto Mojca palestra sobre a estética em Kant.

A atividade é organizada pelo professor Daniel Granada, por meio da área de Humanidades, vinculada ao Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates.

O perfil dos palestrantes

Mojca Küplen nasceu na Eslovênia e já trabalhou como pesquisadora de pós-doutorado na Academia Húngara de Ciências. Defendeu sua dissertação em 2013 sobre o tema “O problema da feiura à luz da estética de Kant”, na Universidade da Europa Central, em Budapeste (Hungria). Possui mestrados pelo Departamento de Sociologia e Pedagogia e pelo Departamento de Filosofia na Eslovênia, na Universidade de Maribor.

Damir Cicic nasceu na Sérvia e defendeu sua tese de doutorado em junho deste ano, sobre livre-arbítrio e racionalidade, na Universidade Central, em Budapeste. É graduado em Filosofia pela Universidade de Belgrado e fez seu mestrado na área em Budapeste, já tendo trabalhado como professor assistente na Universidade Corvinus, de Budapeste.

Texto: Tiago Silva

Tuane Eggers