Feira de Ciências desperta interesse pela pesquisa

Postado em 19/09/2016 09h16min

Por Nicole Morás

Andar de bicicleta, aprender uma segunda língua e ter alimentação saudável. Dizem que o quanto antes se iniciam essas atividades, mais fácil é a aprendizagem. Para ser um pesquisador, a ideia é a mesma. Por isso, a Feira de Ciências da Univates, que chega à sua sexta edição, é realizada: despertar novos talentos para a pesquisa. E a provocação tem gerado resultados. Cristian Luft, que atualmente cursa Engenharia de Controle e Automação, começou a pesquisar a partir de sua participação no evento. “Participei desde a primeira edição, em 2011, quando estava na 8a série. Meu trabalho foi o melhor colocado na categoria Ensino Fundamental, por isso ganhei uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, explicou ele. Desde lá, Luft alternou participações entre a Feira de Ciências da Univates e a Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec) — um dos maiores eventos de ciência e tecnologia realizado anualmente em Novo Hamburgo. Este foi o início de uma caminhada na pesquisa.

“Em 2013, fui premiado pelo chuveiro inteligente, que ganhou, inclusive, menção honrosa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco, na Mostratec. A ideia é a de um chuveiro capaz de medir a temperatura do ambiente e da água, a vazão de água e o consumo elétrico. O sistema programava o tempo de banho de forma a evitar o desperdício de água”, explicou ele. Após a conclusão do Ensino Médio, Luft realizou intercâmbio nos Estados Unidos para estudar inglês e aproveitou a oportunidade para visitar a The Intel International Science and Engineering Fair (Isef), a maior feira de ciências do mundo. “Fui por iniciativa própria. Um vencedor do prêmio Nobel e os maiores entendedores da ciência estavam lá!”, afirmou ele. De volta ao Brasil, Luft iniciou a graduação em Engenharia de Controle e Automação e, agora, volta ao Colégio João Batista de Mello para ensinar robótica e levar a ciência a outros futuros pesquisadores.

De acordo com a professora que coordena a Feira de Ciências da Univates, Adriana Magedanz, é possível ver um crescimento na pesquisa realizada nas escolas a partir do número de trabalhos inscritos. Na última edição foram mais de 100. “Neste ano, em função do espaço físico, serão aceitos até 80 trabalhos e, durante a exposição, a Comissão Avaliadora contabilizará pontos para quem participou das oficinas de maio e também para a equipe que inscrever um estudante de graduação da Univates”, explica ela. A 6ª Feira de Ciências ocorre nos dias 6 e 7 de outubro e é uma das atividades que integram o CRIExp. Mais informações podem ser obtidas em www.univates.br/feira-de-ciencias, pelo e-mail feiradeciencias@univates.br ou ainda pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515.

O CRIExp
A programação do CRIExp será composta ainda por palestras de grandes nomes do Vale do Silício, como Justin Wilcox, da Customer Dev Labs e Focus Framework, e Henrik Scheel, da Startup Experience, além de Clemente Nóbrega, Martha Gabriel, Carlos Hilsdorf, Tiago Mattos, Fábio Nunes, João Kepler e Marcos Piangers, entre outros. Também haverá oficinas e está confirmada a segunda edição do Dash Games e o Desafio Hospital Bruno Born/Sebrae. O CRIExp terá ainda show, espaço para food trucks e alojamento.

O CRIExp é voltado a todos os estudantes da Univates e de outras instituições de ensino, alunos da educação básica, startups, empreendedores e interessados no assunto. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/criexp. Até o dia 30 de setembro há desconto promocional de primeiro lote.

Esta matéria faz parte da edição 2 da Revista Univates. A versão digital pode ser conferida aqui.

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás