Projetos que utilizam ferramentas tecnológicas em aulas são premiados

Postado em 21/09/2016 09h39min

Por -

As estudantes do curso de Pedagogia Daniele Steffens, Jéssica Müller e Natália Vian tiveram seus projetos premiados no encerramento da oficina Google, da qual participaram no primeiro semestre deste ano na Univates e desenvolveram as ideias. Durante as aulas da oficina, os alunos foram capacitados a utilizarem as ferramentas do Google apps for Education e, a partir disso, deveriam montar projetos que envolvessem educação.

Os alunos foram provocados a pensar em um “problema” no ambiente escolar e utilizar como solução as ferramentas do Google, que são gratuitas a escolas e universidades. A Univates tem sido referência no Brasil na utilização das ferramentas Google tanto para a sala de aula quanto para a gestão. Recentemente, a Instituição esteve em São Paulo apresentando para universidades de todo o Brasil seu case no uso dos apps.

Conheça os projetos das alunas
Estudante: Jéssica Müller
Nome do projeto: Ferramentas do Google na iniciação à docência
Breve resumo: O projeto objetiva capacitar os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para que sejam capazes de utilizar as ferramentas do Google For Education em sala de aula, além de auxiliar os professores das escolas parceiras do Pibid a planejar aulas e passar a utilizar com mais frequência as salas de informática disponíveis nas escolas. O Google tem como ferramenta o Classroom (Google sala de aula), que facilita o trabalho do professor e do aluno para interação de aprendizagem virtual.
Recursos do Google utilizados no projeto: Classroom como principal ferramenta, com uso planejado de acordo com a necessidade do professor.

Estudante: Natália Vian
Nome do projeto: Alunos como produtores de conteúdo
Breve resumo: Com o objetivo de estimular a leitura, o projeto propôs que os alunos nas aulas de Literatura da Educação Básica deveriam ler em grupos contos brasileiros e gaúchos e adaptá-los para o cinema, fazendo um curta-metragem para apresentar no final do ano no Festival de Cinema da escola. A ideia inicial é aplicar o projeto apenas em uma escola, mas pode-ser fazer um festival de cinema de todo o município de Lajeado. Tanto os professores quanto os alunos da Educação Básica terão aulas especializadas das ferramentas do Google.
Recursos do Google utilizados no projeto: Google Docs, Google Agenda, Youtube, editor de vídeo, Google Classroom, entre outros.

Estudante: Danielle Steffens
Nome do projeto: Do lixo à arte
Breve resumo: O projeto relaciona a arte com a sala de aula. Foi criado a partir do artista Vik Muniz, que faz sua arte pelo aproveitamento do lixo, restos de comida, pedras etc. A ideia é que, a partir de ferramentas da internet, as crianças busquem aprimorar seus conhecimentos.
Recursos do Google utilizados no projeto: Google Classroom, Google Acadêmico, Google Maps, Youtube, entre outras ferramentas

Saiba mais sobre a oficina
Os encontros tiveram como objetivo levar aos acadêmicos conhecimento sobre os recursos do Google for Education para que eles pudessem ser utilizados em sala de aula. “Sempre acabamos pensando que a plataforma pode ser utilizada em escolas. No nosso ponto, portanto, estava a Pedagogia. Levar essa qualificação para estudantes de educação foi inovador, a Univates foi a primeira instituição de ensino a fazer isso”, conclui Rodrigo Mota, representante da Sisqualis – assessoria que auxilia a Instituição na implantação do Google for Education.

Premiadas conhecem sede do Google
Como prêmio, cada uma das acadêmicas desenvolvedoras recebeu um chromebook e uma viagem a São Paulo. A visita à sede do Google aconteceu na última segunda-feira, dia 12.

De acordo com Natália, conhecer a sede do Google Brasil foi uma experiência enriquecedora. “Conhecer a sede do Google em São Paulo é um sonho, lá é tudo maravilhoso, um sonho de trabalho! Porém, tem que manter o foco, pois, por mais incrível que seja, trabalha-se muito”, afirma ela. Natália destaca ainda a prática de uma reunião semanal em que o grupo de funcionários avalia os pontos positivos e negativos da semana e o que precisa ser melhorado. As estudantes conheceram a estrutura do local.

Para Natália, o que fica dessa experiência é que as oportunidades devem ser aproveitadas. “Fica a dica de que sempre que alguma oportunidade aparecer, devemos aproveitá-la ao máximo, pois a Univates sempre disponibiliza cursos, palestras, atividades que enriquecem nosso currículo, e a oficina da qual participamos serviu tanto para minha vida acadêmica como para o meu trabalho”, finalizou ela.

Já para Jéssica, estar no Google foi como poder estar em qualquer lugar do mundo com apenas alguns cliques. “Tivemos a oportunidade de ver como a tecnologia pode estar mais a favor da educação do que pensamos, não somente com acesso a informações infinitas, mas também com a possibilidade da realidade virtual. Fiquei impressionada com todas as ideias e projetos que o Google planeja para o mundo virtual”, afirma ela.

Daniela finaliza afirmando que, ao conhecer os espaços do Google, ficou evidente a preocupação dos diretores com o bem-estar dos funcionários. “Poder conhecer esses espaços é uma oportunidade única, pois pudemos ter uma visão de empreendimento totalmente diferente do que conhecemos, com espaços diferenciados, a fim de estimular seus funcionários a alcançar suas metas, espaços de lazer para se distrair e tudo mais”, conclui.