Postado em 01/10/2016 11h34min

Por Nicole Morás/Tiago Silva

A bola rolou no sábado, 1º de outubro, no Campeonato de Futsal que deu início às atividades do 10º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). Realizado no Parque do Imigrante de Lajeado, em função da montagem de Feira de Ciências no Complexo Esportivo da Univates, a programação proporcionou integração entre os estudantes dos cursos que fazem parte do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates. No mesmo dia também foi realizada uma visita técnica à usina hidrelétrica Salto Forqueta como exemplo de atividade multidisciplinar na áreas das engenharias.

A programação do congresso segue na segunda-feira, dia 3, com oficinas e minicursos nos turnos da manhã e da tarde. A partir das 19h10min, o Teatro Univates recebe a abertura oficial do 10º CCTEC com a palestra magna “Inovação, tecnologia e empreendedorismo – para onde vamos?”, de Christian Tudesco.

Entre os minicursos que compõem a programação, a atividade “Fraudes e o controle de qualidade em leite” promove uma análise qualitativa de amostras tendo em vista a identificação de aditivos no leite. O minicurso ocorre no dia 3, no Laboratório de Química (sala 400 do Prédio 8).

No CCTEC o público ainda poderá acompanhar apresentações de cases de sucesso, como do escritório porto-alegrense Arquitetura Nacional, em atividade que ocorre na noite do dia 4, no auditório do Prédio 7, e uma explanação sobre a produção de biogás a partir do aproveitamento de biomassas residuais, no dia 3, no Laboratório de Biorreatores (sala 302 do Prédio 11).

Já na noite do dia 5, a discussão, no auditório do Prédio 11, será sobre as transformações na indústria com a palestra “Indústria 4.0 – a nova revolução industrial”, com Gustavo Menezes e Alexandre Balestrin Corrêa, profissionais que trabalham com ferramentas aplicadas à futura realidade das organizações, indústrias e prestadoras de serviços.

O 10º CCTEC congrega atividades de nove eventos: V Semana Acadêmica da Computação e Informática; VII Semana Acadêmica da Química e Alimentos; XII Semana Acadêmica das Engenharias; XIII Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo; XVI Semana Acadêmica do Curso de Ciências Exatas; XI WET - Workshop de Engenharia e Tecnologia; VI Feira de Ciências da Univates; X Seminário de Andamento dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas; e o IV Technology Day.

Mais informações estão disponíveis no site www.univates.br/cctec ou pelo e-mail cetec@univates.br.

Resultado do Campeonato de Futsal
1º lugar: Os Penetras (Engenharia Civil)
2º lugar: Produção (Engenharia de Produção)
3º lugar: Programando Vitórias (Engenharia da Computação)

Desafio tecnológico no CCTEC
O IV Technology Day — uma atividade integradora, lúdica e de aplicação do conhecimento científico e tecnológico — promete agitar a noite de 4 de outubro, no Complexo Esportivo Univates. Nessa noite, haverá campeonato de robótica, competição de pontes de espaguete e desafio de desenvolvimento de produto. As atividades são realizadas como uma série de desafios, em que os participantes são incentivados a mostrarem suas habilidades para conquistar o público.

Saiba mais
O  conhecimento científico e a aproximação entre a academia e a sociedade na troca de experiências em ciências e tecnologia são o mote que guia o 10º CCTEC. O evento ocorre de 1º a 5 de outubro e é promovido pelo Centro Universitário Univates, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex), por iniciativa do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), e realizado pelos cursos de graduação que compõem o Cetec.

Texto: Nicole Morás/Tiago Silva

2º lugar: Produção (Engenharia de Produção)

1º lugar: Os Penetras (Engenharia Civil)

3º lugar: Programando Vitórias (Engenharia da Computação)