Universidade de Cambridge oferece bolsas de estudo para pós-graduação

Postado em 03/10/2016 13h47min

Por Tiago Silva

A Universidade de Cambridge, na Inglaterra, está com inscrições abertas para o Gates Cambridge Scholarships, programa que oferece bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação na instituição. Os formulários de inscrições podem ser preenchidos até o dia 7 de dezembro, pelo site www.graduate.study.cam.ac.uk. As bolsas são concedidas para estudantes estrangeiros que desejam ingressar em uma pós-graduação em tempo integral em qualquer curso concedido em Cambridge.

São 55 bolsas divididas entre programas de PhD (três anos de pesquisa), mestrados (dois anos), pós-graduação MBA (um ano de duração). Não há restrição em relação à área de estudo do candidato. As bolsas cobrem todos os custos relacionados aos estudos e, além disso, incluem ajuda de custo de até 16,1 mil libras para o aluno durante seu período de estudos no Reino Unido.

Para concorrer ao benefício, é recomendado ao aluno que se candidate à universidade e ao Gates Cambridge Scholarships ao mesmo tempo, já que é preciso também pleitear uma vaga pelo processo convencional de admissão para conseguir uma bolsa. O processo de seleção inclui análise de histórico escolar do candidato, cartas de recomendação e de intenções, explicando por que o estudante merece ser selecionado, dentro dos critérios de:

- capacidade intelectual
- potencial de liderança
- compromisso em melhorar a vida do próximo
- estar enquadrado nas qualificações do programa de pós-graduação de Cambridge

O candidato ainda fará uma prova de proficiência em inglês e prova padronizada referente à área de ensino que deseja ingressar. Mais informações podem ser obtidas junto à Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309.

Saiba mais

O Gates Cambridge Scholarships foi criado em 2000, através de uma doação de US$ 210 milhões da Fundação Bill e Melinda Gates, do bilionário Bill Gates — fundador da Microsoft. A doação foi a maior já registrada para uma universidade do Reino Unido. A intenção do programa é criar uma rede global de futuros líderes comprometidos em melhorar a vida dos outros.

Texto: Tiago Silva