Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alunos de séries iniciais participam do Aprender Experimentando Júnior

Postado em 03/10/2016 17h26min

Por Tiago Silva

Começou nesta segunda-feira e segue até quarta, dia 5, o 1º Aprender Experimentando Júnior, realizado pela Univates. As atividades, voltadas a alunos de escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, buscam despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas Ciências. Cerca de 900 alunos, de mais de dez escolas da região, devem participar do evento.
 
Este é o primeiro ano que o Aprender Experimentando é realizado com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Geleca, pasta de dente de elefante, torre de hanói, atividades com ímãs, desafios matemáticos e de ilusão de ótica estão entre as atividades que o evento promove.
 
“Eu estou gostando muito dessa experiência, das coisas que a gente está aprendendo”, conta Nátaly Santos, de 9 anos, aluna do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Odilo Afonso Thomé, de Estrela. “Aqui, nessas atividades, a gente aprende coisas diferentes do que vimos na sala de aula”, complementa. É o mesmo entendimento da professora dos anos iniciais da escola, Jacqueline da Rosa. “Todo aprendizado, quando ocorre com a prática, se torna mais fácil de os estudantes compreenderem”, afirma.
 
Professores, bolsistas e voluntários da Univates coordenam as atividades. “No Aprender Experimentando eles conseguem associar questões comuns do dia a dia com a ciência”, explica Letícia Baggio, acadêmica de Psicologia e bolsista do Observatório da Educação.
 
Saiba mais
 
O 1º Aprender Experimentando Júnior ocorre nas salas 300, 304, 306 e 313 do Prédio 8 da Instituição. A programação ocorre em dois turnos, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min. O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto TIM.
Texto: Tiago Silva
 
Nátaly valoriza o aprendizado proporcionado pelo evento

Ricardo Horn

Cerca de 900 alunos devem participar das atividades do evento, nos três dias

Ricardo Horn

Ricardo Horn

Notícias Relacionadas