Inovação, tecnologia e empreendedorismo em foco no CCTEC

Postado em 03/10/2016 21h30min

Por Tiago Silva/Nicole Morás

A tecnologia como transformadora do comportamento foi a mensagem principal de Christian Tudesco na palestra magna de abertura do 10º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), realizado nesta segunda-feira, 3, no Teatro Univates. No evento “Inovação, tecnologia e empreendedorismo – para onde vamos?”, que integrou estudantes dos diversos cursos que compõem o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates, Tudesco falou ainda sobre mudanças em áreas como a educação, citando um experimento de Sugata Mitra.

Segundo Tudesco, estamos passando da era da informação para a era da inovação. “Gosto muito de uma frase do Peter Drucker que diz que “em tempos de turbulência, o maior perigo não é a turbulência, mas agir com a lógica do passado”. Como aqui ninguém nasceu depois do ano 2000, somos todos do milênio passado e não estamos programados para entender e agir com a complexidade do século XXI”, afirmou ele. E, parafraseando Charles Darwin, ele falou sobre a importância de nos adaptarmos, citando em seguida diversos exemplos de empresas que deixaram de existir por não inovarem.

A programação do 10º CCTEC  segue até quarta-feira, dia 5, com palestras e oficinas. Nesta terça, dia 4, o destaque do evento fica por conta do IV Technology Day — uma atividade integradora, lúdica e de aplicação do conhecimento científico e tecnológico, que chega à quarta edição no Complexo Esportivo Univates. Nessa noite, haverá campeonato de robótica, competição de pontes de espaguete e desafio de desenvolvimento de produto. As atividades são realizadas como uma série de desafios, em que as equipes formadas por alunos dos cursos de graduação e do Ensino Médio são incentivadas a mostrarem suas habilidades para conquistar o público.

A décima edição do CCTEC, que teve início no último sábado, 1º de outubro, objetiva promover conhecimento científico e a aproximação entre a academia e a sociedade na troca de experiências em ciências e tecnologia. A programação completa e as inscrições estão disponíveis em www.univates.br/evento/cctec.

O Congresso é promovido pela Univates, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex), por iniciativa do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), e realizado pelos cursos de graduação que compõem o Cetec. Mais informações estão disponíveis no site do evento, em www.univates.br/evento/cctec, ou pelo e-mail cetec@univates.br.

CRIExp inicia na quinta-feira, dia 6
Após o 10º CCTEC, a partir da próxima quinta-feira, dia 6, a Univates realiza o CRIExp - um evento que busca conectar pessoas e ideias para o desenvolvimento da criatividade, inovação e empreendedorismo. A programação conta com a participação de Justin Wilcox e Henrik Scheel, do Vale do Silício, além de palestrantes nacionais, como Carlos Hilsdorf, que profere a palestra de abertura na noite do dia 6, no Teatro Univates. No total, serão mais de 20 palestras e mais de 20 workshops, além do CRIE Music Festival que terá apresentação de Maria Gadú, Acústicos e Valvulados, Tenente Cascavel e Identidade. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site www.criexp.com.br

Texto: Tiago Silva/Nicole Morás

Nicole Morás