Davi Braga é um dos exemplos de que é possível empreender em qualquer idade, alcançando o sucesso, muitas vezes, de maneira inesperada. O adolescente tem 15 anos, é natural do Alagoas e foi um dos cases de sucesso apresentados na manhã desta quinta-feira, dia 6, no CRIExp. Ele palestrou para jovens e adultos.Com apenas 13 anos de idade, sempre motivado pelos pais a se tornar um empreendedor, Davizinho resolveu investir na startup List-it. O site é voltado aos pais que precisam adquirir material escolar para os filhos, especialmente em época de volta às aulas.
Para o jovem, empreender é solucionar problemas. Vendo a mãe, Cristiana Peixoto, não vencer o trabalho na sua papelaria, resolveu ajudar. Por isso, teve a ideia e criou a startup voltada à compra de materiais escolares.
Davizinho é um exemplo da possibilidade de se aliar estudos e empreendedorismo. Segundo ele, é isso que pode fazer a diferença na carreira profissional. ?É preciso investir na educação empreendedora. Jovens podem e devem empreender. Isso pode fazer a diferença?, enfatizou.
Com os recursos adquiridos por meio do seu negócio, Davizinho Braga busca se capacitar e investir em novas tecnologias para aumentar o conhecimento. ?Não estou perdendo minha adolescência. Faço tudo o que um jovem da minha idade faz. Palestro, no máximo, duas vezes ao mês. Então, acaba não prejudicando meus estudos?, comentou, dizendo que deve muito ao pai, João Kepler, que sempre o apoiou e foi seu investidor-anjo.
O adolescente já teve vários negócios. Começou a empreender muito cedo, mas a List-it foi a iniciativa que o revelou a nível nacional. ?Não adianta apenas sonhar. Ter sucesso é ser feliz e conquistar o mundo. E eu sou muito feliz fazendo o que eu faço. Todos devem ir atrás dos seus sonhos. Procurem espalhar coisas boas?, apontou.
E os sonhos de Davizinho Braga não param por aí. No próximo ano, fará intercâmbio nos Estados Unidos. Depois retorna ao Brasil para concluir o Ensino Médio. A graduação de Administração e Marketing, para poder ampliar seus conhecimentos na área do empreendedorismo, também pretende fazer no exterior. Paralelo aos estudos, o adolescente quer seguir investindo e se aperfeiçoando, sempre inovando e ficando por dentro das novas tecnologias.
Fonte de inspiração
Isiela Griebeler e Melissa Fensterseifer são estudantes do 1º Ano da Escola Estadual Gomes Freire de Andrade, do Bairro Languiru, de Teutônia. Elas vieram com a turma para assistir à palestra. ?Foi muito boa. Realmente nos inspirou a investir em algo novo e arriscar. Precisamos inovar e empreender?, comentaram elas.
Já Roger Kaiser Lages, de Lajeado, trouxe o filho Eduardo Masotti Lages, de 13 anos, para assistir e se inspirar. Essa foi a primeira vez que assistiram a palestra de Davizinho Braga. ?Procuro passar a minha experiência ao meu filho. Mas um adolescente falando para um adolescente é diferente e acredito ser mais positivo?, ponderou.
Roger Lages aponta que passou pela mesma idade do filho, mas a época era diferente, assim como a forma de empreender. ?Trouxe o Eduardo para mostrar o que o mundo do empreendedorismo oferece e que é possível investir cedo. Fiz ele perder uma manhã de aula, mas a palestra mostrou que valeu a pena, pois houve troca de ideias e abriu um leque de opções de como inovar e empreender?, acrescentou o pai.
Eduardo é estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Branca, de Lajeado. ?Veio muita ideia à cabeça. Agora é sentar e ver como investir e colocá-las em prática?, pontuou o jovem.
Confira no vídeo ao lado a matéria feita pela Tv Univates.
Texto: Paloma Driemeyer Valandro