Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Semana Integrada: Palestra discute importância da propriedade intelectual

Postado em 17/10/2016 15h08min

Por -

Até a próxima sexta-feira, dia 21, a Univates realiza a Semana Integrada - uma iniciativa que engloba o XV Salão de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (Sicti), o X Salão de Extensão (SE), a XVIII Mostra de Ensino (conhecida até então como Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - Meep) e, pela primeira vez, a Mostra de Pós-Graduação. Ao todo serão apresentados 402 trabalhos nas mais diversas áreas do conhecimento durante o evento. 
 
A abertura foi realizada na manhã desta segunda-feira, 17, pela pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Maria Madalena Dullius, no auditório do Prédio 11. Madalena afirmou que o evento permite a socialização das atividades realizadas em projetos e programas de pós-graduação da Univates. Ela afirmou ainda que a Instituição está no início de uma caminhada no processo de patentes e questões relacionadas à propriedade intelectual, introduzindo o assunto que foi abordado na palestra de abertura “A importância da cultura da propriedade intelectual”, ministrada por Ricardo Remer e Simone Villaça Aguiar. 
 
De acordo com Remer, a propriedade intelectual está relacionada a aspectos intangíveis e que agregam valor. “Quem sabe fazer isso muito bem são os países mais ricos”, afirmou ele, fazendo referência à importância de uma economia baseada em conhecimento e tecnologia, e não em produtos primários. Ele afirmou ainda que esses bens intangíveis podem ser divididos em quatro grandes áreas: propriedade intelectual, ativos de marketing, ativos de infraestrutura e ativos humanos. 
 
Conforme defende Remer, o valor de uma patente está centrado no uso que é feito dela, seja pelo seu proprietário, por terceiros ou por sua reputação. “Não adianta ter e não saber o que fazer”, pondera. Ele acrescentou ainda que a ideia de transferência de conhecimento carrega, implicitamente, a ideia de que este pertence a alguém e efetivamente materializa a inovação. “Serviços ou produtos patenteados com impacto na sociedade também são uma maneira de disseminação do conhecimento pela universidade”, defendeu Remer.
 
A segunda edição da palestra de abertura ocorre na noite desta segunda-feira, às 20h, no auditório do Prédio 11 (Setor B). A programação da Semana Integrada é composta ainda por oficinas e apresentações de trabalhos, conforme pode ser conferido em www.univates.br/evento/semana-integrada.
 
As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes
 
Programação
 
17/10/2016
13h30min - Oficina: Patentes (Miniauditório do Prédio 3)
13h40min - Mostra de Trabalhos – Ensino (Salas de aula) – CCBS
19h20min - Mostra de Trabalhos – Ensino (Salas de aula)
20h - PALESTRA DE ABERTURA: Escritório de Patentes (Auditório do Prédio 11)
 
18/10/2016
8h30min - Mostra de Trabalhos – Ensino (Salas de aula)
13h30min - Sicti - Apresentação de Trabalhos (Prédio 1) 
13h40min - Mostra de Trabalhos – Ensino (Salas de aula) - CCBS
19h20min - Mostra de Trabalhos – Ensino (Salas de aula)
 
19/10/2016
8h30min - Mostra de Trabalhos – Ensino (Salas de aula)
19h20min - Mostra de Trabalhos – Ensino (Salas de aula)
 
20/10/2016
13h30min - X SE - Apresentação de trabalhos (Prédio 1) 
 
21/10/2016
19h - Mostra de Pós-Graduação - Apresentação de trabalhos (Miniauditório do Prédio 3) 
 
Texto e fotos: Nicole Morás
 
Programação segue até a próxima sexta-feira

Nicole Morás

Remer abordou a importância da cultura da propriedade intelectual

Nicole Morás

Mostra de trabalhos de ensino foi realizada nesta tarde

Ricardo Horn

Oficinas também integram a Semana Integrada

Ricardo Horn

Oficinas também integram a Semana Integrada

Ricardo Horn

pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Maria Madalena Dullius

Nicole Morás

Notícias Relacionadas