Em noite de literatura, concursos e festival premiam escolas

Postado em 28/10/2016 11h37min

Por Tiago Silva

A literatura pode ser compreendida, abordada e difundida de diversas formas. Com essa premissa, o curso de Letras e o projeto de extensão Veredas da Linguagem organizaram o III Festival de Cinema e Literatura, o III Concurso de Vídeo-oratória e o II Concurso de Escrita Criativa. Alunos de Ensino Fundamental e Médio de vários municípios do Vale do Taquari participaram da iniciativa, que tiveram seus ganhadores conhecidos na noite dessa quinta-feira.

Para a final foram pré-selecionados oito curtas no III Festival de Cinema e Literatura; 11 vídeos para o III Concurso de Vídeo-oratória; e 10 textos para o II Concurso de Escrita Criativa. Na vídeo-oratória, alunos de Ensino Médio tiveram que recomendar uma obra e fazer uma crítica literária dela.

Já no Festival de Cinema e Literatura, a proposta foi traduzir a linguagem literária para a linguagem cinematográfica, a partir da adaptação de um conto de Lygia Fagundes Telles ou de Clarice Lispector. “Para você transformar um texto literário em um vídeo, tem que entender, interpretar e transformar, porque a linguagem é muito diferente. Essa forma aproxima o aluno da literatura”, entende a professora Rosiene Almeida Souza Haetinger, uma das coordenadoras do evento.

No Concurso de Escrita Criativa, os alunos do Ensino Fundamental foram desafiados a escrever sobre três imagens. E, pelo segundo ano consecutivo, a vencedora na categoria 6º e 7º ano foi Isabela Nether Schardong. A aluna do Colégio Bom Jesus, de Arroio do Meio, escreveu uma história sobre uma menina que foi fazer intercâmbio. No texto, a jovem de 12 anos retrata que, quando a amizade é verdadeira, não acaba com a distância.

“Estou muito orgulhosa por ter vencido. Minha mãe sempre me incentivou a ler, e minha professora também”, conta Isabela, que pretende ser jornalista quando crescer. “Sou muito curiosa e gosto de contar histórias”, diz a menina, com o troféu na mão. O texto de Isabela e os nove demais que concorreram serão  publicados na próxima edição do e-book do curso de Letras.

Confira os vencedores

III Concurso de Vídeo-oratória
1º - Laura Barzotto  Klafki - Ceat Roca Sales
2º - Maria Eduarda Diehl - Colégio Scalabriano São José - Roca Sales
3º Camila Ruggeri - Escola Estadual Pedro Albino Muller - Sério
Júri popular: Maria Eduarda Diehl - Colégio Scalabriano São José - Roca Sales

III Festival de Cinema e Literatura
Júri técnico: A Traição (Colégio Madre Bárbara, Lajeado), baseado no conto O Menino, de Lygia Fagundes Telles
Júri popular: O Primeiro Beijo (Colégio Scalabriano São José, Roca Sales), baseado no conto homônimo de Clarice Lispector.

II Concurso de Escrita Criativa
Categoria 6º e 7º ano do Ensino Fundamental – Isabela Nether Schardong (Colégio Bom Jesus - Arroio do Meio)
Categoria 8º e 9º ano do Ensino Fundamental – Maíssa Trombini (Colégio Madre Bárbara - Lajeado)

Texto: Tiago Silva