Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Fórum discute formas de combate à violência contra a mulher

Postado em 28/10/2016 17h11min

Por Tiago Silva

A Univates promove, no dia 8 de novembro, o 5º Fórum Regional de Combate à Violência contra a Mulher no Vale do Taquari. O evento discutirá a violência, especialmente nos âmbitos doméstico e rural, e debaterá soluções conjuntas para o tema. O fórum ocorre das 14h às 22h, no auditório do Prédio 7, e é uma das ações do projeto de extensão Interfaces, por meio do Observatório de Direitos Humanos da Univates e da face Recomeçar.
 
Conforme a professora do curso de Direito Elisabete Cristina Barreto Müller, especialista no tema e uma das coordenadoras da atividade, as estatísticas de violência contra a mulher são preocupantes no país, “tanto é que a ONU apontou que o Brasil é o quinto país do mundo no tocante à taxa de feminicídios”, esclarece. 
 
Delegada de Polícia Civil aposentada, tendo sido chefe da 19ª Delegacia Regional de Polícia (19ª DRP), Elisabete aponta que a Lei Maria da Penha, em vigor há 10 anos, teve papel importante ao tirar o assunto “da quase invisibilidade”. “Porém, é preciso que as pessoas se apoderem das informações para evitar mortes e romper com o ciclo da violência”, afirma.
 
De acordo com ela, a escolha do tema do fórum ocorreu porque, de forma geral, a violência contra a mulher no âmbito rural é uma violência subnotificada e pouco comentada. “Ou seja, deduz-se que essa violência acontece, mas quase não chega às autoridades”, explica. “Precisamos refletir sobre isso e buscar mecanismos para prevenção, denúncia e apoio a essa mulher”, ressalta.
 
Na opinião da especialista, é preciso educar, desde cedo, as crianças para o respeito ao próximo, independente do gênero, para se romper com o ciclo da violência. “A rede de enfrentamento à violência contra a mulher deve ser fortalecida por meio de políticas públicas eficientes”, conclui.
 
Saiba mais
 
O evento é aberto ao público em geral e as inscrições, de forma gratuita, podem ser feitas pelo site www.univates.br/agenda/inscricoes. A primeira atividade prevista é uma mesa-redonda com o tema “Violência doméstica contra as mulheres no meio rural e intervenções com os homens”. A atividade ocorre a partir das 14h e conta com a participação de profissionais da Emater/RS-Ascar e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Lajeado.
 
Após, com início às 19h15min, haverá exibição e debate do filme “Vidas Partidas” (2016), do diretor Marcos Schechtman. Estarão presentes para debater a obra as atrizes do filme Naura Silva Requis Schneider e Gabriela Munhoz.
 
SERVIÇO
O quê: 5º Fórum Regional de Combate à Violência contra a Mulher no Vale do Taquari
Quando: dia 8 de novembro, das 14h às 22h
Local: auditório do Prédio 7 da Univates
Inscrições: gratuitas, pelo site www.univates.br/agenda/inscricoes
 
Texto: Tiago Silva
 

Tuane Eggers

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas