Pesquisas do PPGSAS são apresentadas em eventos em Portugal e na Argentina

Postado em 03/11/2016 09h36min

Por Nicole Morás

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) busca aliar a pesquisa básica e aplicada às demandas regionais por produtos e processos, sem excluir a inserção nacional e internacional. É com esse intuito que dois trabalhos serão apresentados, em novembro, na Argentina e em Portugal.

No país europeu, o professor doutor Carlos Cândido da Silva Cyrne apresenta o artigo “Gestão da demanda hídrica em sistemas agroalimentares do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil” no II Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento” (II CIEAD), que ocorre de 9 a 12 de novembro, no Instituto Politécnico de Leiria, em Leiria.

De acordo com Cyrne, durante o evento, serão apresentados resultados preliminares de uma pesquisa que busca propor medidas para otimização da gestão da demanda hídrica em sistemas de produção agroalimentares, no segmento de carnes de suínos. “A pesquisa tem caráter interdisciplinar. A primeira etapa envolve a análise de estudos sobre gestão hídrica, cadeias produtivas e sistemas agroalimentares. Uma avaliação da demanda hídrica está sendo realizada regional e localmente, por meio de visitas técnicas em agroindústrias com produção de carnes”, explica ele.

Já o professor doutor Guilherme Garcia de Oliveira e a graduanda Laura Kehl apresentam o trabalho “Análise espacial da demanda hídrica no setor agroindustrial do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil: resultados preliminares” no XVII Simposio Internacional en Percepción Remota y Sistemas de Información Geográfica, em Puerto Iguazú, Argentina.

Os dois artigos são resultado da pesquisa “Gestão da demanda hídrica em sistemas produtivos agroalimentares no Vale do Taquari”, coordenada por Cyrne. O projeto conta ainda com a participação do professor Tiago Feldkircher e dos estudantes de graduação  Rodolfo Helfenstein e Chantreli Scheneider.

Inscrições abertas
O (PPGSAS) recebe inscrições para 25 vagas para o mestrado até o dia 16 de novembro. As áreas de concentração e suas linhas de pesquisa são: Tutela Jurídica Ambiental, com pesquisas em bases ecológicas para o licenciamento ambiental e legislação para empreendimentos agroindustriais; e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva, com pesquisas em eficiência produtiva na agroindústria e sistemas produtivos agroindustriais avançados. Mais informações em www.univates.br/ppgsas.

Texto: Nicole Morás

Professor Cyrne apresenta trabalho em Portugal

Nicole Morás

Laura Kehl e professor Guilherme Garcia de Oliveira apresentam trabalho na Argentina