Apresentações da 9ª Mostra de Dança Univates são gratuitas ao público

Postado em 08/11/2016 08h35min

Por Tiago Silva

A Mostra de Dança Univates chega à sua nona edição em 2016. Nos dias 11 e 12 de novembro, o Teatro Univates será palco de apresentações dos mais variados estilos de dança. E o melhor: o público pode assistir aos espetáculos de forma gratuita, a partir das 19h30min, nos dois dias de evento — não é preciso inscrição prévia para acompanhar a Mostra.

São duas categorias que mostram sua arte no teatro: Infantil (até 12 anos) e Juvenil/Adulto. As apresentações da categoria Infantil serão realizadas no dia 11. Já a categoria Juvenil/Adulto sobe ao palco no segundo dia de Mostra. Serão, no total, 57 coreografias de 25 grupos. A abertura da mostra Infantil ficará a cargo do grupo lajeadense Cia Essência de Dança, enquanto a Cia de Artes Caripaiguarás, de Guaporé, fará a abertura da mostra Juvenil/Adulto, sábado.

O evento não tem viés de competição. Conforme a professora Silvane Fensterseifer Isse, uma das organizadoras da Mostra, esse formato ajuda a contemplar a diversidade da dança regional. Ao longo dos últimos oito anos, desde a primeira edição, em 2008, o evento se consolidou como espaço para apresentação de diversas vertentes da dança. “A Mostra é um evento bastante democrático, que recebe diferentes estilos — dança de rua, dança étnica, dança folclórica, dança contemporânea, dança gospel — e grupos de diferentes faixas etárias”, ressalta Silvane.

Outro aspecto em que o evento se destaca é na formação de uma cultura de divulgar os benefícios que a dança proporciona. Na edição passada, participaram 18 escolas de sete municípios do Vale do Taquari. Mais informações podem ser consultadas com o Núcleo de Cultura e Eventos, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail cultura@univates.br.

Texto: Tiago Silva
Apresentações ocorrem no Teatro Univates