Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alunos de Medicina da Univates realizam avaliação nacional de graduação

Postado em 09/11/2016 16h05min

Por Tiago Silva

Quarenta e cinco acadêmicos do segundo ano do curso de Medicina da Univates realizaram, na tarde desta quarta-feira, dia 9, a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). Esta é a primeira vez que a prova é aplicada no Brasil. Ela tem como objetivo avaliar o domínio de habilidades e competências ao longo da formação médica. Foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) como um instrumento de monitoramento da qualidade do ensino da Medicina.
 
O exame conta com 60 questões de múltipla escolha e três discursivas e é obrigatório para a obtenção do diploma. Na Univates, realizaram a prova duas turmas: uma do 3º semestre, com 21 alunos, e outra do 4º, com 24 acadêmicos. Eles se inscreveram por meio do setor de Planejamento – Área de Avaliação Institucional. 
 
O estudante receberá o seu resultado individual em escala de desempenho em três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado. O participante receberá, também, a média do desempenho de sua turma e a média nacional dos estudantes que realizaram a avaliação.
 
Aluna do 4º semestre, Renata Aguilhera considera a proposta do exame válida para medir os conhecimentos adquiridos durante a formação. “Como é a primeira vez que todos nós fazemos a prova, a gente fica com um pouco de medo, mas não achei a prova difícil”, avalia. Ela cita que os conteúdos principais das questões foram saúde coletiva e promoção e prevenção de saúde. “Fiquei contente com o meu desempenho, e a prova nos faz relembrar de conteúdos que já vimos no curso”, complementa. 
 
Saiba mais
 
Neste primeiro ano de exame em todo o país, a avaliação é destinada a estudantes que ingressaram na graduação em Medicina em 2015. Segundo a Lei 12.871/2013, que institui a Anasem, além de alunos do 2º ano de Medicina, terão que fazer a prova alunos do 4º e 6º anos.
 
As avaliações do segundo e quarto anos terão caráter formativo, indicando pontos fortes e deficiências. No sexto ano de curso, a prova seguirá os moldes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos (Revalida).
 
Texto: Tiago Silva
 
Prova busca avaliar a formação acadêmica dos alunos de Medicina

Tiago Silva

45 alunos realizam a prova na tarde desta quarta-feira

Tiago Silva

Notícias Relacionadas