9ª Mostra de Dança da Univates terá a participação de mais de 30 grupos

Postado em 11/11/2016 17h53min

Por Curso de Jornalismo da Univates

Inicia nesta sexta-feira, dia 11 de novembro a 9ª Mostra de Dança Univates. Ao todo 31 grupos irão participar da programação que tem por objetivo oferecer aos grupos de dança, às escolas de dança e de educação básica um espaço para apresentação de seus trabalhos e à comunidade um espaço de apreciação artístico-cultural, bem como contribuir para a formação estética e cultural dos acadêmicos da Univates.

A programação, com entrada gratuita, ocorre no Teatro Univates. A abertura será a partir das 19h30min, desta sexta-feira, com a Cia Essência e após a Mostra Infantil de Danças. Serão 15 grupos que subirão ao palco para mostrar seus talentos, sua ginga e a arte da dança em diversos estilos.

No sábado, dia 12, a programação inicia com a Oficina de Experimentações Corporais voltadas à sensibilização, expressão e criação, às 9h, na Sala de Dança do Complexo Esportivo. A atividade, que será ministrada pela coordenadora da mostra e professora da Univates, Silvane Fensterseifer Isse, visa a possibilitar a formação docente a partir de experimentações lúdicas de sensibilização, expressão e criação corporal, bem como da criação de espaços de estudo, reflexão e discussão sobre os referenciais teóricos envolvendo os temas das oficinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site. À tarde, a partir das 14h, no Teatro da Univates, ocorre a oficina de dança de Maculelê com o Mestre Karcara, de Lajeado. As inscrições são abertas à comunidade. Crianças também podem participar. As inscrições podem ser feitas aqui. A atividade busca ressaltar a presença da cultura afro na Mostra de Dança e terá três etapas: contextualização histórica e cultural, apresentação das cantigas rústicas e dança.

À noite, a partir das 19h30min, também no Teatro, será o momento dos adultos apresentarem suas coreografias na Mostra Adulta de Dança. São 16 grupos da região que subirão no palco. Conforme Silvane, a expectativa para este ano é positiva. “O evento tem ganhado visibilidade e hoje já faz parte da agenda de muitos grupos. Além disso, temos recebido um número maior de escolas, de diferentes municípios. A expectativa para este ano é que os trabalhos sigam apresentando qualidade e que possamos ampliar o número de espectadores”, comenta a professora.

Mostra da Dança Infantil:

- Grupo de dança Recanto Infantil - Lajeado

- Grupo Danças & Ritmos da Melhor Idade 25 de Julho - Teutônia
- Empire of Dance - Lajeado
- Grupo de dança juvenil EWMEF Isabel Luiza Bittencourt - Lajeado
-  Invernadas Juvenil e Veterana do CTG Querência do Arroio do Meio - Arroio do Meio
- Academia de dança No Ritmo - Bom Retiro do Sul
- Estúdio de dança Lene Petry - Bom Retiro do Sul