Sorrisos e aplausos em noite de dança

Postado em 11/11/2016 22h25min

Por Artur Dullius

Com plateia lotada, o Teatro Univates recebeu nesta sexta-feira, dia 11, a 9° Mostra de Dança Univates. O primeiro dia trouxe apresentações de crianças de até 12 anos de idade, na categoria infantil. Para quem esteve no palco, um momento de alegria e realização. Já  por parte público, não faltaram sorrisos e admiração pelo gingado apresentado pelos baixinhos.

A abertura foi realizada pela Cia de dança Essência. Ao todo, nos dois dias, serão realizadas 31 apresentações. Nesta sexta-feira 15 grupos subiram ao palco para mostrar seus talentos, entre elas a escola Corpo em Movimento, de Cruzeiro do Sul, que iniciou as atividades com a apresentação Bruxaria.

Com apenas cinco anos, Cecília da Silva e Marília Rascha participam pela primeira vez da Mostra. O brilho e as pinturas no rosto foram apenas detalhes da coreografia “lindo balão azul”, apresentada pelas jovens dançarinas, que subiram ao palco representando o Grupo São José, de Roca Sales. “Eu não tenho medo de me apresentar, porque o medo é só um monstro que vem para assustar”, conta Marília.

Aos 11 anos, Isac da Silva afirma que já se apresentou em outros festivais, mas lembra que esta é a primeira vez no Teatro Univates. Vestido a caráter com a Indumentária Gaúcha, o representante do Grupo de dança infantil Escola Municipal de Ensino Fundamental Isabel Luiza Bittencourt veio de Bom Retiro do Sul para apresentar a dança Tordilho Negro. “Eu sempre gostei muito de dançar e como já me apresentei mais vezes a vergonha não é mais problema”, garante.

Para a professora Silvane Fensterseifer Isse, uma das organizadoras da Mostra, essa fórmula estimula os dançarinos a mostrarem as características de cada dança sem a pressão do resultado. “A ideia da Mostra não competitiva é para contemplar a diversidade da nossa dança”, explica Silvane.

A 9ª Mostra de Dança Univates segue no sábado, dia 12, com a categoria juvenil/adulto (a partir dos 13 anos de idade). A atividade, aberta à comunidade e gratuita, inicia às 19h30min no Teatro Univates. Mais informações com o Núcleo de Cultura e Eventos da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail cultura@univates.br.

Texto: Artur Dullius