Curso promove revisão teórica e prática da biologia celular do câncer

Postado em 21/11/2016 14h05min

Por Tiago Silva

Com o objetivo de rever os principais conceitos envolvidos na formação, manutenção e resposta terapêutica dos cânceres, o Núcleo de Educação Continuada da Univates promove o curso “Revisando a biologia celular do câncer: da carcinogênese à terapia”. A formação conta com dois módulos — um teórico e outro prático —, sendo necessário o aluno ter realizado o módulo teórico para participar da atividade prático-demonstrativa.

As inscrições podem ser feitas, até o dia 28 de novembro, no Núcleo de Educação Continuada (sala 110 do Prédio 1) ou pelo site www.univates.br/inscricoes/educacaocontinuada. As atividades são voltadas a estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências Biológicas e da área da saúde.

As aulas serão ministradas pelo professor Eduardo Cremonese Filippi Chiela, doutor em Biologia Celular e Molecular e docente do Programa de Pós-Graduação em Hepatologia e Gastroenterologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas áreas de atuação incluem biologia e biofísica celular, biologia molecular, farmacologia molecular e celular.

Nas aulas teóricas, que acontecem de segunda a sexta-feira, de 5 a 16 de dezembro, no turno da noite, serão revisados conteúdos como biologia celular do câncer, proliferação e ciclo celular em câncer, o desafio da resistência e recorrência tumoral para a oncoterapia, e metodologias para estudo da biologia celular do câncer.

Na aula prática, os participantes desenvolverão atividades práticas como morfologia celular in vitro e mensuração de senescência (degeneração) celular, além de assistir a demonstrações de análises de autofagia e de morte celular necrótica. A aula acontece no dia 17 de dezembro, sábado, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h.

O investimento para as aulas teóricas é de duas parcelas de R$ 108,00, por boletos bancários, e a participação na aula prática ocorre mediante investimento de R$ 60,00 à vista, também via boleto bancário. Estudantes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e diplomados de graduação da Univates recebem 10% de desconto. Mais informações podem ser solicitadas no Núcleo de Educação Continuada, pelos telefones (51) 3714-7011 ou (51) 3714-7000, ramais 5209 ou 5210, ou pelo e-mail educacaocontinuada@univates.br.

Texto: Tiago Silva
Participantes terão aulas teóricas e práticas

Nathália Braga/arquivo Univates