Comitiva do IPM, de Macau, visita a Univates

Postado em 25/11/2016 13h45min

Por -

Após visitar instituições chinesas para expandir suas ações de internacionacionalização, a Univates recebeu, nesta sexta-feira, 25, representantes do Instituto Politécnico de Macau (IPM). A coordenadora da missão do IPM, Aurélia Almeida, que coordena o curso de Administração Pública e o curso de Relações Comerciais da China com países lusófonos, e a professora Rosa Bizarro, que coordena o IPM e o curso de Tradução e Interpretação Chinês-Português/Português-Chinês, foram recepcionadas pelo reitor, Ney Lazzari, na sala de reuniões da reitoria.

Pela primeira vez na Instituição, Aurélia destacou o objetivo de que estudantes chineses também possam estudar na Univates. “Os alunos da Univates que estão conosco se adaptaram muito bem e temos certeza de que os estudantes do IPM também podem ter uma ótima experiência aqui”, afirmou ela, ressaltando ainda a expectativa de estreitar ainda mais a relação com a Univates e a receptividade brasileira.

Rosa comentou sobre o projeto pedagógico e científico da Univates. “É muito interessante e com a visita podemos ver com os nossos próprios olhos tudo o que já ouvimos falar. Inclusive, fiquei encantada quando cheguei ao hotel e vi que há um canal de televisão da Instituição, a TV Univates”, afirmou.

Os professores Marlon Dalmoro e Mateus Dalmáz fizeram um breve relato sobre a disciplina de Vivência Internacional, por meio da qual 22 alunos dos cursos de Comércio Exterior e Relações Internacionais (RI) viajaram para a China com o objetivo de ter contato com órgãos, entidades e empresas atuantes nas relações internacionais e vivenciar situações de interação multicultural. “Percebemos a qualificação do processo pedagógico para o ensino do Mandarim”, observou Dalmáz.

A professora do curso de Letras Kári Forneck, que participou recentemente da Conferência Internacional para Melhoria Contínua da Qualidade de Ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira, afirmou que as preocupações do ensino do Português como língua adicional para estrangeiros são bastante parecidas no Brasil e em Macau. “Podemos estreitar laços para trabalhar nesta área, já que há um certo vislumbre da língua portuguesa em relação ao futuro”, afirmou.

Os professores também comentaram sobre as impressões que tiveram dos estudantes da Univates que estão participando de intercâmbio para a realização do curso de licenciatura em Chinês para Estrangeiros. “Podemos ver que eles estão muito felizes, gostando de viver em Macau e conseguindo utilizar o Mandarim em suas atividades cotidianas”, resumiram os professores.

Também participaram da reunião a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, professora Júlia Barden, o pró-reitor administrativo, professor Oto Moerschbacher, a diretora do Centro de Gestão Organizacional, professora Evânia Schneider, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, professor Daniel Lehn, e a coordenadora do curso de Relações Internacionais, professora Fernanda Sindelar. A comitiva ainda realizou uma visita ao campus e participou de reuniões no turno da tarde.

Texto e fotos: Nicole Morás

Nicole Morás