Cerimônia reconhece os destaques da 19ª OMU, 8ª Olinfu e Feira de Ciências

Postado em 07/12/2016 17h16min

Por Tiago Silva

Na tarde desta quinta-feira, dia 7, foram entregues os prêmios para os alunos que se destacaram em três eventos realizados pela Univates: a 19ª Olimpíada Matemática da Univates (19ª OMU), a 6ª Feira de Ciências da Univates e a 8ª Olimpíada de Informática da Univates (8ª Olinfu). A cerimônia tripla de premiação foi realizada no auditório do Prédio 7 da Instituição e reuniu alunos, professores, pais, comunidade escolar e representações do setor de educação da região.

O evento começou com a premiação dos destaques da 19ª Olimpíada Matemática Univates (19ª OMU), que foi realizada em 16 de setembro e envolveu alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Foram mais de 2,3 mil estudantes de 73 escolas. Receberam medalhas os classificados em 1º, 2º e 3º lugar em cada nível, e houve menção honrosa a cada uma das escolas participantes.

“É um momento gratificante para um estudante, principalmente para nós que estamos no último ano. É uma forma de ratificar o nosso conhecimento”, ressalta Lucas Augusto Hauschild (17), da Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Müssnich, de Estrela. Ele e o colega Patrick Cordeiro Pinheiro (17) foram premiados em primeiro lugar na categoria 3º ano do Ensino Médio. “É gratificante saber que o que você aprendeu nas aulas está dando resultado”, afirma Patrick.

Depois da premiação da 19ª OMU, ocorreu a cerimônia da 8ª Olimpíada de Informática da Univates (8ª Olinfu), realizada dia 6 de outubro. O evento movimentou mais de 100 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio dos Vales do Taquari e Rio Pardo. A atividade faz parte do projeto de extensão Tecnologias Multidisciplinares Aplicadas (Tema).

O projeto é dividido em vários segmentos e levou oficinas às escolas da região, com a participação de mais de mil alunos durante todo o ano. “As escolas acabaram abraçando a ideia e nós tivemos grande envolvimento de alunos de graduação também”, ressaltou a coordenadora do Tema, Maria Claudete Wildner.

Por fim, foi realizada a entrega da premiação para os destaques da 6ª Feira de Ciências: descobrindo talentos para a pesquisa. A Feira, realizada dias 6 e 7 de outubro, contou com a apresentação de 80 projetos, divididos em três níveis de ensino (Fundamental, Médio e Técnico). Participaram 27 escolas de 15 municípios do Vale do Taquari e arredores.

O projeto destaque foi “Conhecimento da população do Vale do Taquari sobre os procedimentos para a doação de órgãos e tecidos”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I, de Lajeado.

Texto: Tiago Silva
Alunos exibem suas medalhas na Olimpíada Matemática