Univates realiza reunião-almoço com jornal O Informativo

Postado em 15/12/2016 17h12min

Por Artur Dullius

Dando sequência a uma agenda de reuniões com lideranças e entidades locais, a Univates recebeu nesta quinta-feira, dia 15, representantes do jornal O Informativo do Vale. O encontro foi realizado na sala dos Conselhos, contando com a presença da gerente de mercado da Rede Vale de Comunicação, Miriam Destefani, do gerente comercial do jornal, Alecsandro Santos, e do diretor executivo, Márcio Souza.

O momento integra uma série de encontros com empresas, indústrias, prestadores de serviço e lideranças da região promovidos mensalmente pela Univates. A iniciativa busca formas conjuntas de pensar o desenvolvimento regional, além de estreitar o relacionamento com os diversos setores da sociedade.

Dentre os assuntos debatidos durante a ocasião, Miriam destacou que um dos futuros investimentos do veículo de comunicação se baseia na estruturação de um portal moderno, buscando flexibilizar o acesso à informação nas plataformas do jornal. Na sequência, Souza abordou as modificações na linha editorial do periódico, que, segundo ele, se volta cada vez mais para o caráter regional. “Mais do que nunca, o Informativo tem buscado se focar na região. Acreditamos que a nossa função é exclusivamente divulgar o Vale do Taquari, pois há muitas coisas boas aqui e nós queremos noticiar isso da melhor forma. É claro que não deixamos de divulgar os fatos ruins, mas damos prioridade para uma visão positiva da região”, afirma.

Já Santos destacou alguns dos principais projetos do jornal para 2017. Entre eles o Gourmet Vale, que visa a incentivar a interação entre leitores, parceiros e patrocinadores do jornal, com enfoque na gastronomia a partir do potencial da indústria alimentícia do Vale. Da mesma forma, Miriam lembrou o apoio da Univates ao projeto Meio ambiente na escola, que, segundo ela, abrange mais de 59 escolas de ensino médio do Vale do Taquari.

Por fim, Souza também destacou o Gestão do Vale, proposta que busca mostrar os bons exemplos de gestão, espelhando-se, basicamente, em atitudes de municípios e instituições da região. “Podemos ser copiados por gestores daqui e de fora, pois compartilhando ideias conseguimos melhores resultados”, afirmou.

Durante a reunião-almoço foram debatidas ainda as possíveis parcerias entre a Univates e o veículo, por meio da TV Univates, que teve sua permissão de transmissão, em canal aberto, assinada na última quarta-feira. Foram comentadas também possíveis parcerias de intercâmbios e as constantes mudanças na área da comunicação. Diante dessa situação, Souza destacou a importância da aproximação entre o veículo e os cursos de Comunicação da Univates. “Queremos que o aluno de hoje possa ser o nosso profissional de amanhã. A porta está sempre aberta e pedimos que esses jovens aproveitem melhor essa oportunidade. A gente pode mostrar da mesma forma na prática o que é ensinado aqui teoricamente”, lembra.

Em nome da Univates, o reitor, Ney Lazzari, enalteceu a relação do veículo com o Vale e com a Univates, destacando a história e a tradição do periódico. “É um jornal que tem uma abrangência e um reconhecimento regional. E é justamente esse desenvolvimento conjunto que precisamos fomentar, pois a Univates e muitas outras empresas só existem graças ao tamanho da região”, concluiu.

Texto: Artur Dullius