Univates conclui mais uma turma do curso de aprendizagem

Postado em 19/12/2016 16h32min

Por -

A Univates, por meio do Núcleo de Educação Continuada, concluiu, na última sexta-feira, 16, mais uma turma do curso de Aprendizagem Assistente Administrativo para Pessoas com Deficiência. Nesta, que é a terceira edição do curso, foram formados 11 aprendizes. No total são 27 aprendizes formados pelo curso.

Composto por 420 horas teóricas e 624 horas práticas, o curso teve o objetivo de promover a qualificação profissional de pessoas com deficiência, levando em consideração as dimensões ética, cognitiva, social e cultural, buscando o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes e proporcionar formação inicial que subsidie o início de um itinerário formativo, que poderá ter continuidade em cursos de Educação de Jovens e Adultos, em cursos técnicos ou de graduação, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada estudante.

Nas aulas teóricas, que tiveram início em agosto de 2015, foram desenvolvidas disciplinas como Português Instrumental e Redação Técnica; Matemática Financeira; Relações Humanas; Informática; Direitos humanos; Organização Administrativa – serviços de escritório e segurança no trabalho, com a presença de seis professores, uma intérprete, duas estagiárias e uma coordenação pedagógica, visando a dar aos aprendizes apoio para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

As práticas ocorreram em empresas de Lajeado-RS, conforme pressuposto legal da aprendizagem, com o intuito de garantir a inserção profissional, buscando sua permanência no mercado de trabalho após o término do contrato de aprendizagem.

“Este trabalho vem ao encontro dos propósitos da Univates, na medida em que promove inclusão, oportunizando acesso à pessoa com deficiência ao espaço comum da vida em sociedade, independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento, além de melhoria da qualidade de vida”, afirma a coordenadora do Núcleo de Educação Continuada, professora Bernardete Cerutti.

Para a professora Janice Schmitt, “é gratificante aprender e ensinar. Observamos a transformação de cada um dos aprendizes no decorrer do curso. E, nesta noite em que encerramos a atividade, a emoção no olhar, a esperança no coração e a aprendizagem evidenciada por meio dos currículos são nítidas”.