Editora Univates lança Portal de Periódicos Eletrônicos

Postado em 04/05/2017 19h29min

Por -

A Editora Univates lançou recentemente o seu Portal de Periódicos Eletrônicos – mais uma ação voltada à missão da Instituição de difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico. Por meio do site www.univates.br/revistas, a comunidade acadêmica e pesquisadores podem acessar, gratuitamente, as revistas científicas publicadas pela editora.

De acordo com a coordenadora da Editora Univates, professora Ivete Hammes, o portal é uma das formas que as instituições de ciência e tecnologia utilizam para concentrar seus periódicos, a partir do qual as informações, encaminhamentos de trabalhos e comunicações diversas acerca dos periódicos são divulgados.”Por vezes, os títulos – variados ou homônimos – não são lembrados com tanta facilidade quanto os nomes das instituições de ensino ou institutos de pesquisa. Com o portal, concentramos as publicações da Univates, facilitando essa busca. E, ainda, a divulgação eletrônica em portais atende às recomendações dos órgãos que fomentam e regulamentam a ciência e tecnologia no Brasil e dos organismos internacionais de educação e pesquisa”, explica Ivete.

Por estar disponível de forma on-line, o Portal de Periódicos Eletrônicos da Univates pode ser acessado por pesquisadores nacionais e internacionais, contribuindo para a internacionalização da pesquisa. Ainda, o portal permite o acompanhamento de informações sobre os acessos aos títulos, especialmente identificando a localização do usuário, tempo de acesso, entre outras.

Confira os títulos disponíveis no Portal de Periódicos Eletrônicos da Univates:

Estudo & Debate – periódico quadrimestral, divulga a produção científica nas áreas de planejamento e gestão. Aborda temáticas relacionadas a administração e afins, meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento regional, engenharias, educação política-social-econômica e, especialmente, empreendedorismo.

Signos – periódico semestral, publica trabalhos focados em ensino, metodologias, didática aplicada aos diferentes níveis de ensino e especificidades da educação. Este título, cuja primeira edição foi lançada em 1975, coloca-se como um espaço para publicações nacionais e internacionais, especialmente para programas de pós-graduação ligados ao ensino.

Revista Caderno Pedagógico – publicação quadrimestral da Univates que objetiva divulgar conhecimentos sobre educação em saúde, prevenção e tratamento, biomedicina, entre outros. Os estudos apresentados desenvolvem práticas e reflexões teóricas e metodológicas de pesquisadores, docentes e discentes. Cada volume atende a temáticas elencadas pelos diferentes Centros de Ciências e Programas de Pós-Graduação da Univates.

Revista Destaques Acadêmicos – publicação trimestral da Univates, é um espaço para divulgar pesquisas e trabalhos diversos de docentes e discentes da Instituição, apresentando artigos, resenhas e comunicações científicas vinculados à natureza da publicação e à temática de cada edição.

Para publicar
Pesquisadores interessados em publicar nos periódicos da Editora Univates devem se cadastrar no Portal de Periódicos Eletrônicos. As regras de submissão estão disponíveis nos links das respectivas revistas em www.univates.br/revistas.

Nicole Morás