Culinária francesa com alunos do Univates Idiomas

Postado em 01/06/2017 16h37min

Por -

No último dia 30 de maio, a turma do Francês nível I do Univates Idiomas participou de uma dinâmica diferente. A professora Dorothée Sy Granada levou os alunos à Cozinha Pedagógica da Univates para preparar o tradicional quiche Lorraine, um clássico da culinária francesa. Dorothée ressalta que a refeição gastronômica francesa foi listada como patrimônio imaterial da humanidade em 2010 e tem uma sequência de pratos bem específica.

Os estudantes discutiram sobre gastronomia, língua e cultura francesa durante a realização da atividade, prática que torna o aprendizado do idioma ainda mais dinâmico e descontraído. “Foi muito interessante poder preparar um prato tradicional da cozinha francesa. Na semana anterior, havíamos verificado o vocabulário da receita para podermos comprar os ingredientes na medida certa. O processo de fazer o quiche Lorraine foi acompanhado de muitas risadas. A professora, por ser francesa, pôde nos explicar os ‘truques’ para deixá-lo saboroso e nos mostrou como são feitas as refeições na França. J'adoré!”, relata a estudante Marina Radavelli.

Saiba mais

O Univates Idiomas oferece cursos de Espanhol, Francês, Inglês, Alemão, Italiano e Libras para estudantes e diplomados da Univates, profissionais e comunidade em geral. O programa está com matrículas abertas até 1º de agosto. Pessoas que já possuem conhecimentos em algum idioma podem realizar a prova de nivelamento, que é gratuita e ocorre em 19 de julho. Inscrições para a prova de nivelamento devem ser realizadas pelo e-mail idiomas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7011.

Sobre a docente

Dorothée Sy é francesa e arquiteta com ampla experiência internacional. Morou por cinco anos em Washington DC, onde realizou trabalhos em escritórios de arquitetura. Na França, trabalhou com habitação social na associação Emmaus. Veio para o Brasil em 2011, quando começou a atuar como tradutora e a ministrar aulas de língua francesa. Atualmente integra a equipe de professores do Univates Idiomas e é tradutora de língua francesa oficial da Instituição. Atua também como arquiteta e está concluindo mestrado no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ricardo Horn