Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Uma cooperação em prol do combate à drogadição

Postado em 29/06/2017 15h40min

Por Artur Dullius

O combate ao uso de entorpecentes na região ganhou mais um capítulo na tarde desta quinta-feira, dia 29. Em solenidade realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Lajedo, foi assinado ato de cooperação entre o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) e o Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição.
 
Dessa forma, os dois órgãos, que possuem objetivos similares, passam a atuar de maneira conjunta, otimizando assim as atividades realizadas por ambos. Segundo o professor do curso de Farmácia da Univates e presidente do Comen Luis Castro, as ações buscam, de forma conjunta com a polícia-civil e a Brigada Militar, agir de forma preventiva ao uso dos entorpecentes, especialmente os de uso lícito. “O álcool e os anorexígenos, mesmo que lícitos, são considerados produtos dependentes, então devem ser combatidos”,  explica.
 
De acordo com o delegado titular da Polícia Civil de Lajeado e coordenador do fórum, Juliano Stobbe, este é um mal que deve ser combatido de formas alternativas ao uso da prisão, sendo trabalhados juntamente com centros e iniciativa de reabilitação. Como exemplo, citou a criação da casa de acolhida ao moradores de ruas, público que constantemente, e de forma equivocada, é relacionado aos usuários.
 
“Temos dois órgãos que acabam discutindo o mesmo assunto de forma repetida. Agora, com essa união, será possível agregar mais pessoas na busca do enfrentamento à drogadição de maneira conjunta”, afirma.
 
Saiba mais
O Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição foi criado a partir de uma demanda da comunidade de Lajeado, ainda em 2008, que começou a se mobilizar para inibir o tráfico e o consumo de crack. Com o apoio da prefeitura, da Univates e de outras entidades, um grupo de trabalho se reúne mensalmente para definir estratégias de ação com o objetivo de resgatar usuários de entorpecentes e reinseri-los na sociedade, além de trabalhar intensamente na repressão e na prevenção. 
 
Texto: Artur Dullius
Ato busca otimizar ações realizadas pelos órgãos

Artur Dullius

Notícias Relacionadas