Estudantes da região participam das Olimpíadas de Química do RS

Postado em 26/09/2017 11h48min

Por Artur Dullius

A XVI Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, que integra o Projeto Olimpíadas de Química e é promovida pela Associação Brasileira de Química – ABQ em parceria com diversas instituições, foi realizada no último sábado, dia 23. Em Lajeado, 180 estudantes do Ensino Médio realizaram a prova. As atividades aconteceram no Prédio 3 da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

As provas foram divididas em três categorias: EM1, EM2 e EM3. No total, 10 escolas do Vale do Taquari estiveram representadas na etapa. Conforme Lucélia Hoehne, coordenadora das atividades, a prova contempla conteúdos desenvolvidos na escola, com a utilização de uma abordagem que busca aproximar a temática da rotina dos estudantes. “É uma forma de mostrar que a química está no nosso dia a dia, não sendo apenas uma disciplina pura e cheia de fórmulas”, explica Lucélia.

Saiba mais
A Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul representa a fase II da Olimpíada Brasileira de Química, ocorrendo em uma única etapa, composta de uma prova contendo questões teóricas. Os objetivos são: estimular e valorizar o estudo da química pelos alunos nas escolas de Ensino Médio e Técnico no Rio Grande do Sul; promover a integração entre professores e alunos de diferentes localidades do estado; descobrir jovens com talento e aptidão para o estudo da química, divulgando a ciência e o conhecimento químico no âmbito da escola e da sociedade; ampliar a atuação do RS na Olimpíada Brasileira de Química e buscar a integração com outros estados do Brasil.

Texto: Artur Dullius
Em Lajeado, 180 estudantes do Ensino Médio realizaram a prova