Ciência e Tecnologia: nesta semana, 11º CCTEC reúne dez eventos

Postado em 27/09/2017 14h03min

Por Nicole Morás

A partir da próxima segunda-feira, dia 2, a Univates realiza o 11º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), com uma programação que reúne dez eventos: XII Workshop de Engenharia e Tecnologia - WET, VI Semana Acadêmica da Computação e Informática, XIII Semana Acadêmica das Engenharias, VIII Semana Acadêmica da Química e Alimentos, XIV Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, V Technology Day ; 7ª Feira de Ciências; IX Olimpíada de Informática da Univates; XI Seminário de Andamento dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e X Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial - SEEMI.

A programação geral do evento é composta por 23 palestras, 14 painéis, 23 minicursos, 20 oficinas e duas visitas técnicas. A palestra de abertura, com Nilza Zampieri e Alexandre Campos, propõe aos participantes refletir sobre estratégias e experiências de formação profissional/acadêmica que podem fortalecer a construção da carreira e tornar-se um diferencial no mercado de trabalho.

As inscrições para participar das atividades podem ser realizadas até o dia do evento pelo valor de R$ 26,00, com adicional de R$ 16,00 para acesso a um dia de oficinas e minicursos ou de R$ 30,00 para acesso a dois dias de minicursos. Para apresentadores de trabalho, a data-limite para inscrições é 1º de outubro.

Feira de Ciências, Technology Day e Olinfu para a Educação Básica

Para estudantes da Educação Básica, a programação inicia na terça-feira, dia 3, com a Feira de Ciências, em que serão apresentados 78 projetos de pesquisa de alunos da Educação Básica e do Ensino Técnico. O evento acontece no Complexo Esportivo da Univates até a quarta-feira, dia 4, objetivando despertar novos talentos para a pesquisa. O horário de visitação para o público será na terça-feira das 14h30min às 20h30min e na quarta-feira das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 16h30min. Mais informações estão disponíveis em www.univates.br/feiradeciencias.

Na quarta-feira, dia 4, pela manhã, ocorre a IX Olimpíada de Informática da Univates (Olinfu), que desafia alunos dos Ensinos Fundamental e Médio a desenvolverem jogos e animações a partir do software Scratch. A Olinfu é realizada em três modalidades: Iniciação Nível 1, para estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Iniciação Nível 2, para quem esteja cursando 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; e Programação, voltada a estudantes de Ensino Médio.

Já na sexta-feira, dia 6, ocorre o V Technology Day, que se caracteriza como uma atividade integradora, lúdica e de aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos voltada a estudantes de Ensino Médio e de graduação. Os competidores demonstram suas habilidades em diferentes modalidades, conquistando o apreço dos espectadores que torcem pelo projeto que lhes despertou maior empatia. Fazem parte desse evento o X Campeonato de Robótica, a V Competição de Pontes de Espaguetes, o V Desafio de Desenvolvimento de Produto e o I Aparato de Proteção ao Ovo (APO).

A programação completa pode ser conferida em www.univates.br/cctec. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cctec@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5227.

Texto: Nicole Morás

Elise Bozzetto