Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates recebe palestrantes nacionais em Fórum voltado aos empreendedores

Postado em 28/09/2017 13h43min

Por  Thiago Maurique/A Hora

Vale do Taquari – Evento voltado para a qualificação da gestão do setor privado, o Fórum Estadual de Gestão e Empreendedorismo reuniu cerca de 700 pessoas ontem, no Teatro da Univates. Promovido pelo A Hora e Sincovat, o painel apresentou perspectivas para o setor diante do cenário econômico, e abordou temas capazes de alavancar o desempenho das empresas regionais.
Presidente do Sincovat, Rui Mallmann abriu o evento falando sobre o projeto Negócios e Pauta, que tem no Fórum o seu ponto mais alto. Lembro que já foram realizados oito workshops em um projeto de formação continuada realizada por meio da parceria com o A Hora.
 
Para Mallmann, esse trabalho é especialmente importante diante das dificuldades enfrentadas pelo País e pelo Estado na esfera política, com reflexos na economia. “Estamos convictos de que os resultados para região, o RS e o Brasil dependem muito mais das nossas ações do que dos nossos governantes.”
 
Diretor geral do A Hora, Adair Weiss lembrou que os empreendedores são colocados a provao nos momentos de dificuldade como os enfrentados pelo país. Weiss destacou a grande presença do público, afirmando que nenhum dos participantes do evento se rende ao sentimento de desesperança que toma conta do cotidiano nacional.
“No fundo, levantam-se todos os dias com a humildade e a perseverança para fazer a coisa certa”, enalteceu. Para ele, nossos empresários são determinados, inguietos e disruptivos, caso contrário não sobreviveriam aos cenários adversas.
 
¨Precisamos icentivar o epirito empreendedor que nos contagia, encorajar nosso estinto e a ousadia, sob penas de apenas repetirmos ideias estáveis e politicamente recomendáveis”, ressalta. Por outro lado, lembra que a ousadia só é possível em um país instável como o Brasil com muito preparo e qualificação na gestão.
 
Presidente do Sescon-RS, Diogo Chamun definiu a gestão como a luz que garante a continuidade das atividades empresariais, mas ressaltou os níveis de ineficiência dos setores público e privado. Segundo ele, o brasileiro produz cinco vezes menos do que um americano ou um alemão, e tem metade da produtividade de um chileno.
 
Para Chamun, eventos como o Fórum Estadual de Gestão e Empreendedorismo são fundamentais para essa evolução. Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo ressalta que não apenas o setor privado, mas também o setor público se beneficia de iniciativas capazes de melhorar os processos de gestão.
 
“Quando fomos convidados para participar do Fórum, percebemos como uma possibilidade de melhorar o serviço público”, aponta. O prefeito destacou projetos como o Simplifica Lajeado e o Lajeado 2040, frutos do debate sobre o empreendedorismo regional.
 
Desafios regionais
 
Reitor da Univates, Ney Lazzari falou sobre o desafio assumido pela universidade para o desenvolvimento do Vale. Segundo ele, o papel da institução é assegurar o avanço da região por meio da profissionalização, qualificação e criação de novas tecnologias.
 
“Precisamos ser a ferramenta de transformação do Vale, e preparar a região para os desafios da globalização”, afirma. Segundo ele eventos como esse vem de encontro a esse objetivo de aproveitar os potenciais do Vale.
 
“Visitei a Construmóbil, e pude ver a qualidade do que já fazemos o quanto podemos fazer mais pela região”, aponta. Para ele, o sucesso da feira representa uma injeção de ânimo para o setor pricado regional.
 
Ausência de última hora
 
Previsto para realizar a palestra de abertura, o governador José Ivo Sartori cancelou sua participação um dia antes do evento. Secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Evandro Fontana representou Sartori e pediu desculpas pela ausência. Segundo ele, o governador teve de ir à Brasília, onde participou de reuniões com representantes da União e do STF para tratar sobre a Lei Kandir e a renegociação da dívida do Estado. Em substituição à palestra, foi realizado um debate sobre gestão em tempos de dificuldade, com mediação de Adair Weiss.
 
Participaram da discussão o presidente da Girando Sol, Gilmar Bourscheid, o presidente do Sescon-RS, Diogo Chamum, o presidente da Dália Alimentos, GilbertoPiccinini, o reitor da Univates, Ney Lazzari e o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Em seguida, o economista chefe do Sicredi, Alexandre Barbosa, apresentou palestra sobre os cenários econômicos e perspectivas para os próximos anos. Ã tarde, a jornalista e consultora, Suzane Veloso apresentou painel sobre o valor da reputação corporativa.
 
Após a palestra de Suzane, foi vez do publicitário Fábio Bernardi apresentar conceitos na palestra “Uma grande marca não precisa de uma grande verba.” Por fim, o CEO do Wallmart.com, Paulo Sérgio Silva, apresentou painel sobre os desafios do e-commerce no Brasil.
 
Cobertura completa
O caderno Negócios em Pauta, do Jornal A Hora, que circula neste fim de semana aborda com detalhes o conteúdo apresentado no Fórum.
 
Texto: Thiago Maurique/A Hora

Thiago Maurique/A Hora

Notícias Relacionadas