Univates recebe palestrantes nacionais em Fórum voltado aos empreendedores

Postado em 28/09/2017 13h43min

Por  Thiago Maurique/A Hora

Vale do Taquari – Evento voltado para a qualificação da gestão do setor privado, o Fórum Estadual de Gestão e Empreendedorismo reuniu cerca de 700 pessoas ontem, no Teatro da Univates. Promovido pelo A Hora e Sincovat, o painel apresentou perspectivas para o setor diante do cenário econômico, e abordou temas capazes de alavancar o desempenho das empresas regionais.
Presidente do Sincovat, Rui Mallmann abriu o evento falando sobre o projeto Negócios e Pauta, que tem no Fórum o seu ponto mais alto. Lembro que já foram realizados oito workshops em um projeto de formação continuada realizada por meio da parceria com o A Hora.

Para Mallmann, esse trabalho é especialmente importante diante das dificuldades enfrentadas pelo País e pelo Estado na esfera política, com reflexos na economia. “Estamos convictos de que os resultados para região, o RS e o Brasil dependem muito mais das nossas ações do que dos nossos governantes.”

Diretor geral do A Hora, Adair Weiss lembrou que os empreendedores são colocados a provao nos momentos de dificuldade como os enfrentados pelo país. Weiss destacou a grande presença do público, afirmando que nenhum dos participantes do evento se rende ao sentimento de desesperança que toma conta do cotidiano nacional.
“No fundo, levantam-se todos os dias com a humildade e a perseverança para fazer a coisa certa”, enalteceu. Para ele, nossos empresários são determinados, inguietos e disruptivos, caso contrário não sobreviveriam aos cenários adversas.

¨Precisamos icentivar o epirito empreendedor que nos contagia, encorajar nosso estinto e a ousadia, sob penas de apenas repetirmos ideias estáveis e politicamente recomendáveis”, ressalta. Por outro lado, lembra que a ousadia só é possível em um país instável como o Brasil com muito preparo e qualificação na gestão.

Presidente do Sescon-RS, Diogo Chamun definiu a gestão como a luz que garante a continuidade das atividades empresariais, mas ressaltou os níveis de ineficiência dos setores público e privado. Segundo ele, o brasileiro produz cinco vezes menos do que um americano ou um alemão, e tem metade da produtividade de um chileno.

Para Chamun, eventos como o Fórum Estadual de Gestão e Empreendedorismo são fundamentais para essa evolução. Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo ressalta que não apenas o setor privado, mas também o setor público se beneficia de iniciativas capazes de melhorar os processos de gestão.

“Quando fomos convidados para participar do Fórum, percebemos como uma possibilidade de melhorar o serviço público”, aponta. O prefeito destacou projetos como o Simplifica Lajeado e o Lajeado 2040, frutos do debate sobre o empreendedorismo regional.

Desafios regionais

Reitor da Univates, Ney Lazzari falou sobre o desafio assumido pela universidade para o desenvolvimento do Vale. Segundo ele, o papel da institução é assegurar o avanço da região por meio da profissionalização, qualificação e criação de novas tecnologias.

“Precisamos ser a ferramenta de transformação do Vale, e preparar a região para os desafios da globalização”, afirma. Segundo ele eventos como esse vem de encontro a esse objetivo de aproveitar os potenciais do Vale.

“Visitei a Construmóbil, e pude ver a qualidade do que já fazemos o quanto podemos fazer mais pela região”, aponta. Para ele, o sucesso da feira representa uma injeção de ânimo para o setor pricado regional.

Ausência de última hora

Previsto para realizar a palestra de abertura, o governador José Ivo Sartori cancelou sua participação um dia antes do evento. Secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Evandro Fontana representou Sartori e pediu desculpas pela ausência. Segundo ele, o governador teve de ir à Brasília, onde participou de reuniões com representantes da União e do STF para tratar sobre a Lei Kandir e a renegociação da dívida do Estado. Em substituição à palestra, foi realizado um debate sobre gestão em tempos de dificuldade, com mediação de Adair Weiss.

Participaram da discussão o presidente da Girando Sol, Gilmar Bourscheid, o presidente do Sescon-RS, Diogo Chamum, o presidente da Dália Alimentos, GilbertoPiccinini, o reitor da Univates, Ney Lazzari e o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Em seguida, o economista chefe do Sicredi, Alexandre Barbosa, apresentou palestra sobre os cenários econômicos e perspectivas para os próximos anos. Ã tarde, a jornalista e consultora, Suzane Veloso apresentou painel sobre o valor da reputação corporativa.

Após a palestra de Suzane, foi vez do publicitário Fábio Bernardi apresentar conceitos na palestra “Uma grande marca não precisa de uma grande verba.” Por fim, o CEO do Wallmart.com, Paulo Sérgio Silva, apresentou painel sobre os desafios do e-commerce no Brasil.

Cobertura completa
O caderno Negócios em Pauta, do Jornal A Hora, que circula neste fim de semana aborda com detalhes o conteúdo apresentado no Fórum.

Texto: Thiago Maurique/A Hora

Thiago Maurique/A Hora