Nicole Morás

Fuvates e Prefeitura de Lajeado assinam contrato para prestação de serviços

Postado em 26/03/2018 15h19min e atualizado em 27/03/2018 17h25min

Por Nicole Morás

A Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates) e a Prefeitura Municipal de Lajeado assinaram, nesta segunda-feira, 26, o contrato de prestação de serviços que atribui à Fuvates a contratação de profissionais para atuarem nas unidades de saúde do município.

A partir disso, a Univates, cuja mantenedora é a Fuvates, criou o setor de Assistência Profissional em Saúde (APS) Univates, que fará a gestão desse contrato. O setor fica vinculado à administração do Centro Clínico Univates, subordinado à Pró-Reitoria Administrativa.

O pró-reitor Administrativo, professor Oto Roberto Möerschbaecher, ressalta que a gestão das unidades de saúde continua a cargo da Prefeitura Municipal, cabendo à Univates apenas a gestão dos profissionais por ela contratados. “A prestação de serviços prevê a contratação, o treinamento, o acompanhamento e a supervisão dos profissionais vinculados à Univates, conforme estabelecido em projeto para os serviços da Secretaria da Saúde de Lajeado e respectivas metas de terceirização”, frisou ele.

Presidente da Fuvates, Carlos Cândido da Silva Cyrne conduziu a assinatura do contrato

Nicole Morás

Durante a assinatura, o presidente da Fuvates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, agradeceu a confiança da Prefeitura Municipal de Lajeado na Universidade para gerenciar a gestão de profissionais e, assim, realizar a gestão compartilhada. “Os grandes beneficiários são os munícipes de Lajeado, que contarão com profissionais terceirizados de saúde, os quais terão suas atividades acompanhadas e supervisionadas pela Univates”, manifestou ele.

Já o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, afirmou que com a assinatura inicia-se um novo modelo de gestão compartilhada. “Pesquisamos e não encontramos outras parcerias semelhantes. Assim, almejamos que Lajeado e esse modelo se tornem exemplo para outras cidades. É uma alegria compartilhar com vocês a realização desta parceria hoje”, declarou ele.

Participaram ainda da assinatura do contrato o reitor da Univates, Ney José Lazzari, e o secretário municipal de Saúde de Lajeado, Tovar Grandi Musskopf.

Os profissionais irão atuar em parte da rede de suporte do município, abrangendo 14 equipes de Estratégia de Saúde da Família, sendo cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família com Saúde Bucal; três Centros de Saúde; Unidades Básicas de Saúde; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); três Centros de Atendimento Psicossocial (Caps); Serviço de Assistência Especializada (SAE); academia de saúde; Farmácia de Medicamentos do Estado e o serviço de Saúde Prisional.

O início da atuação dos profissionais vinculados ao APS Univates na rede está previsto para o próximo dia 20 de junho. Para a comunidade, os serviços de saúde não serão afetados.

Seleção de profissionais

O processo seletivo para a contratação dos profissionais da APS Univates envolverá diversas etapas, conforme prática da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (Dipes) da Univates. Dentre elas estão previstas análise de currículo para comprovação dos requisitos da vaga, aplicação de prova de conhecimentos, com possibilidade de prova prática para determinadas funções, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais. Inicialmente serão contratados 124 profissionais para atuarem em 29 funções distintas.

Confira as vagas: Agente Administrativo de Saúde (19 vagas); Assistente Social (3 vagas); Auxiliar de Saúde Bucal (4 vagas); Biólogo(a) (1 vaga); Cirurgião Dentista (12 vagas); Cirurgião Dentista - Buco-Maxilo-Facial (1 vaga); Cirurgião Dentista - Endodontista (1 vaga); Cirurgião Dentista - Atendimento de pacientes com necessidades especiais (1 vaga); Cirurgião Dentista - Periodontista (1 vaga); Educador Físico (2 vagas); Educador Social - Oficineiro (3 vagas); Enfermeiro (10 vagas); Farmacêutico (1 vaga); Médico - Clínico Geral (12 vagas); Médico de Saúde da Família (3 vagas); Médico -  Dermatologista (1 vaga); Médico - Gastroenterologista (1 vaga); Médico - Ginecologista e Obstetra (2 vagas); Médico - Infectologista (1 vaga); Médico - Neurologista (1 vaga); Médico - Pediatra (4 vagas); Médico - Psiquiatra (4 vagas); Médico Regulador/Auditor (1 vaga); Motorista (5 vagas); Musicólogo (1 vaga); Nutricionista (2 vagas); Psicólogo (9 vagas); Técnico em Enfermagem (17 vagas); e Terapeuta Ocupacional (1 vaga).

A inscrição para participar do processo seletivo pode ser feita a partir das 13h de amanhã, dia 27 de março, até as 23h59min do dia 05 de abril de 2018. Mais informações serão publicadas em breve aqui.