Curso Técnico pode ser realizado de forma concomitante com o Ensino Médio

Postado em 11/07/2018 09h29min e atualizado em 11/07/2018 09h32min

Por Artur Dullius

Tuane Eggers

Seja para antecipar o ingresso no Ensino Superior ou para se preparar de maneira imediata para o mercado de trabalho. Diversos estudantes têm encontrado nos Cursos Técnicos uma oportunidade de buscar uma qualificação específica antes mesmo de concluir o Ensino Médio.

Na Univates são 17 opções de cursos oferecidos, com duração média de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas que o estudante cursar. Para ingressar não é necessário ter concluído o Ensino Médio (com exceção do Técnico em Radiologia). A realização da matrícula pode ser feita de forma concomitante. Apenas para receber o diploma de técnico, o estudante deverá ter concluído a Educação Básica.

Quem vive essa realidade é Sarah Saraiva. Aos 17 anos, a jovem está prestes a se formar no curso Técnico em Comunicação Visual. O ingresso na Universidade ocorreu com apenas 15 anos e durante dois anos a jovem dividiu a rotina entre os estudos no Ensino Médio no Colégio Gustavo Adolfo e as aulas na Univates.

Artur Dullius

“Eu sempre gostei dessa área, mas tinha medo de não me identificar com a profissão. Então decidi fazer um curso técnico, pois aqui a gente logo tem contato com a área e, caso não se identifique, ainda há bastante tempo para pensar em outra opção”, explica.

Conforme a estudante, o incentivo para encarar mais uma rotina de estudos veio da família e se refletiu também dentro da sala de aula no Gustavo Adolfo. “O contato com o ensino superior me deixou mais responsável nos estudos. Agora tenho mais foco, pois um curso técnico exige muito, você precisa ir atrás, não é tudo entregue na sua mão”, afirma. Além disso, Sarah lembra: “O pessoal fala que eu amadureci muito desde que iniciei os estudos na Univates”, conclui.

As aulas do segundo semestre iniciam no dia 24 de julho e as matrículas podem ser feitas até o início do semestre letivo, no Atendimento Univates, localizado no Prédio 9 (rua Avelino Talini, 171 – Lajeado/RS). Candidatos menores de idade precisam estar acompanhados de representante legal. Além disso, os estudantes dos cursos técnicos também podem usufruir do programa de parcelamento próprio da Instituição, o CrediVates 2.0.

Mais informações pelo site www.univates.br/tecnicos.