Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Inovates recebe certificação do Cerne

Postado as 2018-09-25 13:10:42

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Na última semana, a Incubadora Tecnológica da Univates – Inovates recebeu a certificação nível 1 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). A titulação comprova o nível de maturidade da Inovates com relação à gestão, infraestrutura física e tecnológica, além do apoio aos negócios  incubados. Entre as cerca de 370 incubadoras de todo o país, a Inovates é a 25ª a atingir a certificação.

Esta certificação nos coloca junto a outras 30 incubadoras do país que já passaram por esse processo, e nos põe na obrigação de fazer cada vez mais e melhor na busca da excelência, trilhando o caminho da inovação e do desenvolvimento da nossa região
Diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp

Divulgação

“Isso demonstra que estamos no caminho certo, atingindo um nível de maturidade importante nas práticas de diversos processos-chaves, e reconhecidos por importantes órgãos promotores de inovação no país. Todo o trabalho realizado na Inovates, que em dezembro completa 15 anos, reflete diretamente na qualidade dos negócios incubados e, consequentemente, na região”, completa o gestor da Inovates, Michel Machado, ao destacar que o próximo objetivo é a certificação nível 2.

Divulgação

A entrega da certificação foi realizada na 28ª Conferência Anprotec, que ocorreu em Goiás. “O evento foi extremamente proveitoso, principalmente em temas hoje muito caros para o nosso ambiente de inovação, que são a inovação social e a busca por cidades mais inteligentes e humanas. O foco das atividades foi voltado ao setor do Agronegócio, Agrotecnologia e Inovação, extremamente alinhado às áreas prioritárias da Univates, Tecnovates e incubadora Inovates”, conta Simone.

Conforme os órgãos desenvolvedores do Cerne, a Anprotec e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), futuramente serão lançados  editais dispondo recursos financeiros para desenvolvimento de negócios específicos para empresas incubadas em ambientes de inovação certificados. “Então, além de certificar a qualidade da incubadora e dos negócios aqui gerados, as incubadas da Inovates poderão ter acesso a esses recursos”, afirma Machado.

Saiba mais

O Cerne é um conjunto de práticas, divididas em quatro níveis de maturidade, que visam a aumentar a eficácia da incubadora na seleção, qualificação e desenvolvimento dos empreendimentos, principalmente nos eixos empreendedor, tecnológico, de gestão, mercado e capital, tornando suas ideias em negócios de sucesso. Conforme Machado, o serviço contribui na melhoria contínua da prospecção de pessoas que buscam inovar, na seleção de projetos inovadores, na qualificação das incubadas durante o processo e no acompanhamento após a graduação.

Desde 2015 a Instituição possui convênio com o Cerne, quando foi contemplada com um edital do Sebrae para implementação desse modelo de gestão. Assim, até alcançar a certificação, as incubadoras devem seguir uma série de exigências.