Elise Bozzetto

Repertório literário e pensamento mágico pautam a redação do Vestibular

Postado as 25/11/2018 15:48:55

Por Nicole Morás

 

A prova tradicional do Vestibular Univates foi aplicada neste domingo, 25, no campus de Lajeado. Composta por uma redação e questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Biologia, Física e Química, a prova teve como tema central a literatura e pensamento mágico.

Nicole Morás

 

O texto “Por que o autoengano acompanha a humanidade desde os tempos das cavernas?”, de Cláudia Laitano (ZH, 19/10/2018), embasou as questões de Língua Portuguesa e as propostas de redação. Os candidatos puderam optar entre duas possibilidades: elaborar uma crônica sobre em que medida o pensamento mágico faz parte da sua vida, considerando seus efeitos positivos e negativos nas relações, escolhas, planos de vida e decisões; ou uma crônica a respeito dos impactos da leitura e do conhecimento na vida, abordando um livro mudou o modo como o vestibulando enxerga o mundo a seu redor.

 Eduardo Zanettin Coelho optou pela segunda proposta de redação e falou sobre o livro 1984, de George Orwell

Nicole Morás

O primeiro candidato a entregar a prova no Prédio 7 foi Eduardo Zanettin Coelho, de Lajeado, que se candidatou a uma vaga no curso de Gastronomia. “Cursava Administração, mas tive uma experiência profissional na cozinha de um navio. Minha ideia é fazer o curso e conciliar com alguns períodos no exterior para trabalhar na área”, disse ele. Sobre a prova, Coelho conta que optou pela segunda proposta e abordou como a obra 1984 de George Orwell impactou sua vida, apontando para uma tatuagem que fez em referência ao livro.

 

“Muitas pessoas debatem sobre o viés político deste livro, mas eu optei por sair disso e abordar a importância de haver diferentes ideias. É um livro que fala sobre vigilância, mas na verdade podemos analisar que são as próprias pessoas que vigiam a elas mesmas”, analisou ele.

Elise Bozzetto

Perfil dos candidatos

 

Nesta prova, os candidatos inscritos foram oriundos de 81 municípios do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Os municípios com maior número de inscritos foram Lajeado, Venâncio Aires, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado, Guaporé e Taquari. Os cursos com maior número de inscritos foram Direito, Enfermagem, Psicologia, Administração, Biomedicina, Fisioterapia e Arquitetura e Urbanismo.

O gabarito deve ser disponibilizado no site www.univates.br/vestibular a partir das 18h30min. O listão dos aprovados será divulgado até o dia 28 de novembro e as matrículas podem ser feitas nos dias 28 e 29 de novembro e 3 e 4 de dezembro, no Atendimento Univates.

Mariane (esq) e Daniele vieram de Venâncio Aires para acompanhar vestibulando

Nicole Morás

Programação especial para quem ficou do lado de fora das provas

 

Na Sala de Empreendedorismo, os pais e acompanhantes dos candidatos foram recebidos com um coquetel. De Venâncio Aires, Mariane Silva de Moraes e Daniele Andrea Lenhardt, respectivamente mãe e namorada de Elias da Silva, estiveram entre os participantes. Daniele, que é estudante de Enfermagem, aproveitou a oportunidade para apresentar o campus para o namorado e sua mãe. Ela conta que Elias decidiu prestar vestibular para o curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas para iniciar os estudos enquanto aguarda para fazer uma prova do Exército.

“Olhamos o currículo do curso e vimos que há várias disciplinas na área de interesse dele. Além de não ficar parado no próximo ano, caso ele não passe na prova do Exército, ele já está estudando”, explicou ela, acrescentando que a ideia é que os dois possam vir juntos para a Univates a partir do início do próximo semestre letivo.

Elise Bozzetto

Interessados podem agendar prova de redação ou ingressar por nota do Enem

 

Todos os polos da Univates recebem inscrições para prova agendada de redação ou ingresso com a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ainda há a possibilidade de ingresso com o resultado de um Vestibular da Univates anterior ou então por transferências e reingressos. Todas as formas de ingresso são gratuitas. As aulas têm início em fevereiro de 2019.

 

Além dessas possibilidades, estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam estudar na Univates podem solicitar Transferência Externa, tanto para um curso presencial como a distância. Quem já possui diploma de curso superior e deseja fazer uma segunda graduação ou acabou trancando o curso e deseja voltar à Instituição também pode solicitar reingresso. Todos os detalhes podem ser obtidos pelo link www.univates.br/espaco-academico/formas-de-ingresso. As inscrições devem ser feitas no site www.univates.br/vestibular.