Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação, Institucional

Índice de notas máximas da Univates é seis vezes maior do que a média estadual

Por Elise Bozzetto

Postado em 20/12/2018 13:33:13


Compartilhe

Apenas 6% (43) dos cursos avaliados no Rio Grande do Sul (770) alcançaram a nota máxima (5, numa escala de 1 a 5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta semana. Na Univates, o índice de notas máximas é de 35%, seis vezes maior do que a média estadual. Apesar de representar 2% dos universitários gaúchos, a Universidade do Vale do Taquari possui 16% dos cursos do Estado com nota máxima.

 

O CPC é calculado, entre outros fatores, a partir das notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que a cada ano avalia um grupo diferente de cursos. Em 2017 foram avaliados os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD (nota 4), Arquitetura e Urbanismo (nota 4), Ciências Biológicas bacharelado (nota 3), Ciências Biológicas licenciatura (nota 4), Educação Física licenciatura (nota 5), Engenharia Ambiental (nota 4), Engenharia Civil (nota 4), Engenharia da Computação (nota 4), Engenharia de Controle e Automação (nota 3), Engenharia de Produção (nota 5),  Engenharia de Software (nota 4), Engenharia Mecânica (nota 3), Engenharia Química (nota 4), História (nota 5), Letras - Português (nota 5), Letras - Português/Inglês (nota 4), Letras - Português/Espanhol (nota 5), Pedagogia (nota 5), Redes de Computadores (nota 4) e Sistemas de Informação (nota 5).

Para a Pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, os indicadores são extremamente importantes não só para reconhecer a qualidade dos cursos oferecidos pela Univates, mas também para a melhoria do trabalho, pois são os critérios oficiais de avaliação dos cursos superiores no Brasil. "Estamos constantemente monitorando estes resultados, que nos permitem identificar em certa medida quais são os pontos fortes dos nossos cursos e o quanto nossas ações em sala de aula e fora dela refletem na aprendizagem dos nossos estudantes. Estamos muito felizes com o resultado desse ciclo, que demonstra o compromisso da Univates com a formação de professores e de profissionais da área das engenharias e a qualidade dos futuros profissionais que escolheram estudar aqui. É claro que isso é resultado do trabalho de muita gente, da dedicação dos estudantes, dos professores, coordenadores de curso, funcionários técnico-administrativos, todos extremamente envolvidos com o que se faz aqui. Encerramos o ano com excelentes motivos para comemorar", comenta.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar