Autonomia para poder realizar as próprias escolhas. Esse foi o principal fator que motivou a estudante do curso de Direito da Univates Francieli Cigolini a elaborar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientada pela professora Alice Iorra Schmidt, com o tema “Aborto Legal na Cidade de Lajeado: casos e procedimentos adotados nos anos de 2015 a 2017”, ela mostra dados que provam que mesmo que a interrupção da gestação seja um direito garantido em casos específicos, poucas vezes ela é efetivada.
O estudo mostra também que 94% das interrupções legais do Brasil são de gravidez resultante de estupro, “então lutar contra o machismo e investir em educação sexual seria a base para resolver esse problema”, sugere Francieli. A falta de informação é uma das principais causas de poucos procedimentos legais serem efetivados. Por isso, a diplomada considera importante a criação de campanhas que informem as mulheres sobre a existência desse direito.
Vestibular com inscrições abertas
Você, assim como Francieli, gostaria de realizar estudos sobre questões sociais? Direito é uma das diversas opções de cursos disponíveis no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas neste link.
No total são 36 cursos de graduação presenciais e 16 a distância disponibilizados pela Universidade. É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Além disso, estudantes de outras instituições que desejam ingressar na Univates podem fazê-lo sem a necessidade de comparecer presencialmente na Universidade.
Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. O vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova. Saiba mais clicando aqui.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.